Isekai: o gênero de fantasia que faz sucesso nos mangás

Nos últimos anos, o gênero de mangá isekai dominou o mercado. O termo pode ser traduzido como outro mundo e trata-se de apresentar de um enredo fantasioso e que mistura várias referências.

Se você nunca ouviu falar sobre esse gênero, conheça neste artigo algumas informações sobre ele. E, se você já o conhece, veja algumas curiosidades que talvez você não saiba.

O que é isekai?

Como dito anteriormente, o isekai pode ser compreendido como um outro mundo, como algo que não diz respeito a realidade que vivemos.

Entretanto, isekai não é algo que pode ser reduzido a somente mangás, mas também está presente em animes e jogos eletrônicos. O que sempre o caracteriza é a presença da fantasia.

Sendo assim, no mangá e anime Log Horizon, por exemplo, que trata-se de uma série de jogadores que foram transportados para dentro de um jogo enquanto este passava por uma atualização. Alguns desses jogadores acabaram formando uma equipe para tentar voltar à realidade e precisam passar por uma série de desafios.

O sucesso

Esse tipo de história tem encantado principalmente as pessoas que passaram muitos anos de suas vidas jogando videogames e que preferem as histórias que não necessariamente dizem respeito à realidade em que vivemos. Hoje em dia, esse gênero tem sido um dos mais comercializados por todo o planeta. E tem até mesmo recebendo críticas como algo repetitivo por conhecedores de mangá e animes.

Por mais que as vendas de mangás possam ter caídos no últimos anos, já que muitos materiais impressos pararam de ser consumidos, houve um aumento na venda de quadrinhos eletrônicos. E isso pode ter acontecido muito por conta desse gênero que tem atraído principalmente pessoas no Estados Unidos da América.

Um dos mangás que pode ser tido como exemplo de sucesso do isekai é o KonoSuba que traz a história de um jovem que sofre um acidente e acaba morrendo. Depois, ele reencarna em outro mundo em que tem a missão de derrotar um vilão.

Existem muitos outros títulos que também tem feito sucesso, como Tate no Yuusha no Narigari, que traz guerreiros que devem salvar a humanidade; No Game no life, que conta a história de jogadores de jogos online que acabam indo parar dentro de um jogo, dentre outros isekais.


Leia também:


Debates sobre a classificação do isekai

Para os conhecedores de mangá, animes e jogos eletrônicos – os conhecidos como otakus -, há um debate sério a respeito da classificação de uma série de obras se seriam ou não isekai.

Diante disso, antes de sair classificando qualquer mangá como sendo ou não pertencente ao gênero, é mais indicado que se faça uma pesquisa rápida na internet para ver em qual ele melhor se classifica e quais são as discussões a respeito.

Neste artigo não temos a pretensão de estabelecer o que é cada um, mas somente de apresentar este tipo de gênero.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link