Para nunca esquecer: filmes japoneses sobre a II Guerra Mundial

Existem muitos filmes japoneses sobre a II Guerra Mundial que valem a pena ser assistidos. Afinal de contas, eles nos mostram uma história que não deve se repetir.

Assim, os filmes aqui indicados mostram o sofrimento a partir da leitura do povo japonês. O cinema foi um meio de arte fundamental para expressar todo o sofrimento com a guerra e também com as dificuldades que vieram nos anos seguintes.

Dessa maneira, veja neste artigo alguns dos filmes que são importantes para a história do cinema e que foram feitos no Japão com a abordagem da II Guerra Mundial.

Filmes japoneses sobre a II Guerra Mundial: Hiroshima (1953)

Este filme mostra relato de sobreviventes da bomba de Hiroshima. Ela foi lançada em 6 de agosto de 1945 na cidade levando à morte imediata milhares de pessoas. Assim, nos dias, meses e anos subsequentes, outras milhares de pessoas morreram em decorrência dos efeitos da bomba.

Hoje em dia, as cidades de Hiroshima e Nagasaki são exemplos do que as bombas atômicas podem causar.

Por ser uma visão do Japão sobre o acontecimento, o filme tende a ironizar a ocupação dos Estados Unidos da América que aconteceu na cidade logo após a rendição do país.

Entretanto, vale a pena ser assistido para acompanhar a destruição e os horrores da guerra, bem como a obstinação dos soldados japoneses.

Filmes japoneses sobre a II Guerra Mundial: Nihon no Ichiban Nagai Hi (1967)

Este filme tem seu enredo pautado na pesquisa do repórter Soichi Oya. Assim, retrata meticulosamente as 24 horas que antecederam a transmissão da rendição via rádio do imperador Hirohito.

Este é um momento marcante para a história do Japão, pois foi quando a imagem que boa parte da população tinha do país enquanto indestrutível foi por água a baixo.

Dessa maneira, o filme com quase três horas de duração apresenta o despedaçar do psicológico, político e social do Japão.

O filmes está disponível no Amazon Prime.


Leia também


Filmes japoneses sobre a II Guerra Mundial: Túmulo dos Vaga-lumes (1988)

Este pode ser considerado um dos filmes mais tristes de todos os tempos.

Este anime começa com a morte por inanição de um jovem na estação de trem de Kobe. A partir daí é feito um flashback e é retratada a história de dois irmãos que estão sozinhos depois de uma série de ataques que aconteceram na cidade.

Depois de perderem a mãe, os dois estão sozinhos e a própria sorte.

Filmes japoneses sobre a II Guerra Mundial: Hanagatami (2017)

Este é um filme que conta a história de jovens que moram na província de Saga. Assim, o filme é feito com uma edição rápida e uma ótima atuação dos atores.

Os personagens principais são separados pela guerra. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que tentam viver a sua história de amor, suas vidas são marcadas pelo conflito.

O filmes está disponível no Amazon Prime.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link