The man in the High Castle: a série sobre o que aconteceria se o Japão ganhasse a guerra

The man in The High Castle (ou, o Homem do Castelo Alto), é uma das séries de maior sucesso da Amazon Prime. O seu enredo se passa em uma situação hipotética em que o Japão e a Alemanha nazista ganharam a II Guerra Mundial e agora ocupam o território de onde é os Estados Unidos da América.

Assim, apresenta-se tanto o cotidiano das pessoas no território divididos dos Estados Unidos da América, como também as relações diplomáticas entre o Japão e a Alemanha Nazista.

Conheça um pouco mais sobre essa série e veja o que é possível aprender com ela sobre a história do Japão.

The man in The High Castle vale a pena assistir?

A série é baseada no livro de Philip K. Dick e que possui o mesmo nome. O livro foi lançado originalmente em 1993, mas a série data de 2015.

A história é uma distopia. Assim, trata de algo que poderia ter acontecido se a Alemanha Nazista e o Japão tivessem saído vitoriosos durante a II Guerra Mundial. Porém, vale ressaltar que essa é apenas uma das leituras, podendo ser que outras coisas poderiam ter acontecido.

Dessa maneira, a parte principal da história na série acontece no território onde atualmente é os Estados Unidos da América. Ali, há uma divisão entre uma parte que fica com o Japão e outra com a Alemanha. E, no meio desses dois territórios há uma zona neutra em que não há a delimitação de quem manda ali.

A parte do Japão está onde hoje é o estado da Califórnia, e a história se desenvolve principalmente na cidade de São Francisco. Ali é uma cidade que é completamente dominada pelos soldados japoneses com a sua polícia, a Kempeitai.

Assim, é uma série que vale a pena ser assistida. E, por mais que você tenha lido essa breve descrição, não há spoilers sobre os personagens e a sua trama.


Leia também:


The man in The High Castle e o que podemos aprender

DSC01233.ARW

Para além da parte que é fantasia, podemos destacar algumas coisas que se pode aprender com a série.

Uma delas é sobre a presença da Kempeitai, essa era a polícia secreta e militarizada durante a II Guerra Mundial. Além disso, pode-se ver um pouco sobre alguns outros traços da cultura japonesa, como o respeito à autoridade.

Assim, ela era até mesmo temida por muitos japoneses, pois os seus soldados eram capazes de inúmeras atrocidades. Muitas vezes, a kempeitai também foi chamada da SS japonesa, fazendo referência à polícia da Alemanha Nazista.

Dessa maneira, se você é uma pessoa que tem curiosidade em conhecer mais sobre a história do Japão durante a guerra, é uma ótima série.

E, caso queira somente ver um pouco da série para ver alguns episódios, é possível ver na versão de teste da Amazon Prime.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link