Você sabe a diferença entre gueixa, maiko e geiko?

Por mais que muitas pessoas não conheçam, há diferença entre gueixa, maiko e geiko. Normalmente, só se conhecem as gueixas e nem mesmo se sabe que existem muitas variações que não se restringem a somente esses três tipos.

Dessa maneira, veja aqui quais são as diferenças entre elas e como você pode fazer para reconhecê-las.

O que é uma gueixa?

Uma gueixa é uma mulher japonesa extremamente refinada e que também conhecem muito sobre danças tradicionais, tocam instrumentos musicais, cantam entre muitas outras coisas.

Durante o século XVII, elas foram responsáveis por se apresentarem para os samurais de classe mais nobre e também em encontros de classes altas. Por conta disso que até hoje em dia elas também fazem suas apresentações para entreter seus públicos, principalmente para líderes políticos e famosos da sociedade japonesa.

A diferença entre gueixa, maiko e geiko

Assim, essas mulheres possuem muitas diferenças entre si.

Entre duas variações, há as maiko e as geiko.

Sendo assim, as maiko são meninas mais novas e que estão em um treinamento para se tornar uma gueixa.

Já as geiko também podem ser consideradas gueixas, a única coisa que muda entre elas é a localização. Assim, as geiko são gueixas de Kyoto. Já as gueixas “originais” são as que estão em Tóquio.

Portanto, agora que você conhece a diferença entre gueixa, maiko e geiko, não as confunda mais. E, saiba que existem ainda muitas outras diferenças entre essas mulheres e muitas outras categorias. Não é possível afirmar que uma mulher com uma maquiagem e com vestimentas coloridas e tradicionais japonesas é uma gueixa.

Entretanto, o que vale muito a pena é conhecer mais sobre essas mulheres que mantém a cultura japonesa viva pelas ruas do país e que são verdadeiras atrações turísticas do país. Se tiver oportunidade de ir ao país, não deixe de conhecê-las!


Leia também


Elas não são oiran ou yujo

Uma questão importante para se ter em mente sobre a diferença entre gueixa, maiko e geiko é que elas não podem ser igualadas a outras mulheres.

Sendo assim, elas não podem ser confundidas com oiran ou yujo. Essas duas categorias de atividades para mulheres são voltadas para a prostituição. E, essas se vestiam iguais às gueixas.  É por conta disso que muitas pessoas acabam cometendo o equívoco de achar que as gueixas são prostitutas.

Um outro motivo que pode causar essa confusão se deve a um acontecimento depois da II Guerra Mundial. Naquele momento, logo depois da rendição japonesa e a posterior ocupação dos Estados Unidos da América no Japão, muitas mulheres se vestiam e diziam ser gueixas para atrair os militares americanos.

Assim, eles também passaram a associar prostitutas às gueixas e as chamavam assim.

Mas, agora que você já conhece um pouco mais sobre as gueixas, não as confunda. E, apesar delas sofrerem muito assédio, não são mulheres que trabalham como prostitutas, mas são verdadeiras artistas e grandes conhecedoras da cultura japonesa.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link