Chonmage 丁髷 é um penteado característico do samurai japonês e originou-se do uso de chapéus antigos. Aos olhos das pessoas modernas, esse tipo de estilo de cabelo é, sem dúvida, bastante peculiar.
Então por que o Japão tem esse tipo de cultura de cabelo em primeiro lugar?
A história do chonmage
Este penteado é chamado de “mage” (pronúncia-se “maguê”), que se originou do coque de cabelo de nobres por volta do calendário gregoriano 600.
No período Xogunato Tokugawa, os homens japoneses receberam ordens de raspar o topo, a frente da cabeça (o penteado chonmage ) e raspar a barba, pelos faciais e laterais.
Era originalmente um método de usar o cabelo para segurar um capacete de samurai firme no topo da cabeça em batalha e se tornou um símbolo de status entre a sociedade japonesa.
Uma vez que o topo da cabeça era raspado, o cabelo restante era deixado comprido e untado com óleo de tsubaki (camélia).
Posteriormente era posicionado na parte de trás em forma de rabo de cavalo e amarrado com um fio de papel washi bem enrolado.
Símbolo de honra e orgulho
Embora o chonmage do samurai fosse originalmente usado para respirabilidade da cabeça, ele gradualmente se tornou um símbolo orgulhoso do samurai e também se tornou popular entre os cidadãos comuns.
Desde então, vários estilos de chonmage foram criados.
Leia também:
- Por que os samurais usavam duas espadas ou até mais?
- Hakama: a tradicional vestimenta japonesa que já foi usada pelos samurais
- Matsuo Bashô: o homem que desistiu de ser samurai para ser um poeta andarilho
A prática chegou ao fim em 1871, quando o governo Meiji, que derrubou o xogunato, emitiu um decreto para acabar com o penteado.
Chonmage nos dias atuais
Nos tempos modernos, os únicos remanescentes que usam o corte chonmage são atores kabuki e lutadores de sumô.
Lutadores de sumô com status de sekitori são obrigados, em certas ocasiões, a usar o cabelo em uma forma mais elaborada de topete chamado de ōichō ou estilo de folha de ginkgo, onde a extremidade do topete é espalhada para formar um semicírculo, parecendo um leque de mão (sensu).
O chonmage é de tal importância simbólica no sumô que cortá-lo é a peça central da cerimônia de aposentadoria de um lutador.
Fonte: Livejapan