Chonmage: conheça a origem do corte de cabelo dos samurais

Chonmage 丁髷 é um penteado característico do samurai japonês e originou-se do uso de chapéus antigos.  Aos olhos das pessoas modernas, esse tipo de estilo de cabelo é, sem dúvida, bastante peculiar.

Então por que o Japão tem esse tipo de cultura de cabelo em primeiro lugar?

A história do chonmage

Este penteado é chamado de “mage” (pronúncia-se “maguê”), que se originou do coque de cabelo de nobres por volta do calendário gregoriano 600.

No período Xogunato Tokugawa, os homens japoneses receberam ordens de raspar o topo, a frente da cabeça (o penteado chonmage ) e raspar a barba, pelos faciais e laterais.

Era originalmente um método de usar o cabelo para segurar um capacete de samurai firme no topo da cabeça em batalha e se tornou um símbolo de status entre a sociedade japonesa.

Uma vez que o topo da cabeça era raspado, o cabelo restante era deixado comprido e untado com óleo de tsubaki (camélia).

Posteriormente era posicionado na parte de trás em forma de rabo de cavalo e amarrado com um fio de papel washi bem enrolado.

Símbolo de honra e orgulho

Embora o chonmage do samurai fosse originalmente usado para respirabilidade da cabeça, ele gradualmente se tornou um símbolo orgulhoso do samurai e também se tornou popular entre os cidadãos comuns.

Desde então, vários estilos de chonmage foram criados.


Leia também:


A prática chegou ao fim em 1871, quando o governo Meiji, que derrubou o xogunato, emitiu um decreto para acabar com o penteado.

Chonmage nos dias atuais

Nos tempos modernos, os únicos remanescentes que usam o corte chonmage são atores kabuki e lutadores de sumô.

Lutadores de sumô com status de sekitori são obrigados, em certas ocasiões, a usar o cabelo em uma forma mais elaborada de topete chamado de ōichō ou estilo de folha de ginkgo, onde a extremidade do topete é espalhada para formar um semicírculo, parecendo um leque de mão (sensu).

Momento da aposentadoria do Yokozuna Akebono

O chonmage é de tal importância simbólica no sumô que cortá-lo é a peça central da cerimônia de aposentadoria de um lutador.

Fonte: Livejapan

 

chonmage
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link