Os cogumelos japoneses são muito saudáveis e estão em inúmeros pratos do país. Entretanto, no ocidente eles se tornaram mais populares por meio de dois tipos: o shimeji e o shitake.
Mas, o que poucos sabem é que existem muitos outros tipos de cogumelos e cada um com um valor nutricional diferente. Porém, todos eles fazem muito bem à saúde.
Dessa maneira, conheça neste artigo alguns outros tipos de cogumelos japoneses e como eles são utilizados na culinária. Com certeza, você ficará com água na boca!
Cogumelos japoneses, afinal, por que tão saborosos?
Um cientista japonês, Ikeda Kikunae, deu um novo significado à palavra umami. Originalmente, o termo pode ser traduzido como delícia.
Porém, Ikeda demonstrou que, umami trata-se de um sabor rico. E isso aconteceria com o cogumelo por conta do glutamato que pode lhe ser adicionado quando se faz uma receita.
Entretanto, depois, Kuninaka Akira, outro cientista, descobriu que o cogumelo shitake, por exemplo, possui o ribonucleotídeo GMP. A partir disso, descobriu que quando o glutamato entra em contato com o ribonucleotídeo GMP, o umami é ainda mais forte.
Portanto, está comprovado cientificamente que os cogumelos japoneses são realmente saborosos. Veja agora, alguns desses cogumelos umami!
Leia também:
- Kit japonês para cultivar shitake em casa! [com fotos!];
- Dicas para preparar um café da manhã tradicional japonês;
- Aprenda a fazer receita de pizza de frango teriyaki (massa e recheio).
Cogumelos japoneses: enokitake
Esses cogumelos geralmente nascem na árvore Enoki. Mas, também podem nascer em outras árvore, como as de amora ou caqui.
Eles podem ser facilmente reconhecidos. Pois são longos e brancos. Mas, os que são selvagens, podem ter uma coloração mais castanha escura.
O seu sabor não é muito forte. Por conta disso, ele nunca costuma ser o protagonista dos pratos. Sendo assim, é mais utilizado em sopas e também em saladas.
Eringe
Este não é exatamente um cogumelo japonês. Entretanto, é muito famoso na culinária do país. Ele chegou por lá no década de 1990 e caiu nas graças do paladar do Japão.
Eles podem tanto ser consumidos grelhados, como também cozidos. Por conta de suas hastes grandes e carnudas, eles sempre chamam atenção em um prato.
Maitake
Este é um cogumelo que não se assemelha muito aos outros. Por conta disso, pode até mesmo causar estranhamento para algumas pessoas quando são servidos.
Ele possui um sabor mais amadeirado e defumado. Normalmente, são consumidos fritos, assados ou cozidos.
Matsutake
Esses são cogumelos bem mais caros. Pois são mais difíceis de serem encontrados.
O quilo deste cogumelo pode chegar a custar até 2 mil dólares!
Sendo assim, se estiver no Japão e tiver a oportunidade de experimentar, não deixe de comê-lo. Ele pode ser acompanhado por uma simples tigela de arroz.
Não saia por aí em busca de cogumelos
Apenas para recordar, cogumelos são fungos. E, muitos deles, podem fazer mal à saúde. Por conta disso, não tente procurar cogumelos por aí.
Mesmo se estiver no Japão. Saiba que o risco é alto de você erra e acabar se contaminando.