Além do shimeji e shitake: veja outros saborosos cogumelos japoneses

Os cogumelos japoneses são muito saudáveis e estão em inúmeros pratos do país. Entretanto, no ocidente eles se tornaram mais populares por meio de dois tipos: o shimeji e o shitake.

Mas, o que poucos sabem é que existem muitos outros tipos de cogumelos e cada um com um valor nutricional diferente. Porém, todos eles fazem muito bem à saúde.

Dessa maneira, conheça neste artigo alguns outros tipos de cogumelos japoneses e como eles são utilizados na culinária. Com certeza, você ficará com água na boca!

Cogumelos japoneses, afinal, por que tão saborosos?

Um cientista japonês, Ikeda Kikunae, deu um novo significado à palavra umami. Originalmente, o termo pode ser traduzido como delícia.

Porém, Ikeda demonstrou que, umami trata-se de um sabor rico. E isso aconteceria com o cogumelo por conta do glutamato que pode lhe ser adicionado quando se faz uma receita.

Entretanto, depois, Kuninaka Akira, outro cientista, descobriu que o cogumelo shitake, por exemplo, possui o ribonucleotídeo GMP. A partir disso, descobriu que quando o glutamato entra em contato com o ribonucleotídeo GMP, o umami é ainda mais forte.

Portanto, está comprovado cientificamente que os cogumelos japoneses são realmente saborosos. Veja agora, alguns desses cogumelos umami!


Leia também:


Cogumelos japoneses: enokitake

Esses cogumelos geralmente nascem na árvore Enoki. Mas, também podem nascer em outras árvore, como as de amora ou caqui.

Eles podem ser facilmente reconhecidos. Pois são longos e brancos. Mas, os que são selvagens, podem ter uma coloração mais castanha escura.

O seu sabor não é muito forte. Por conta disso, ele nunca costuma ser o protagonista dos pratos. Sendo assim, é mais utilizado em sopas e também em saladas.

Eringe

Este não é exatamente um cogumelo japonês. Entretanto, é muito famoso na culinária do país. Ele chegou por lá no década de 1990 e caiu nas graças do paladar do Japão.

Eles podem tanto ser consumidos grelhados, como também cozidos. Por conta de suas hastes grandes e carnudas, eles sempre chamam atenção em um prato.

Maitake

Este é um cogumelo que não se assemelha muito aos outros. Por conta disso, pode até mesmo causar estranhamento para algumas pessoas quando são servidos.

Ele possui um sabor mais amadeirado e defumado. Normalmente, são consumidos fritos, assados ou cozidos.

Matsutake

Esses são cogumelos bem mais caros. Pois são mais difíceis de serem encontrados.

O quilo deste cogumelo pode chegar a custar até 2 mil dólares!

Sendo assim, se estiver no Japão e tiver a oportunidade de experimentar, não deixe de comê-lo. Ele pode ser acompanhado por uma simples tigela de arroz.

Não saia por aí em busca de cogumelos

Apenas para recordar, cogumelos são fungos. E, muitos deles, podem fazer mal à saúde. Por conta disso, não tente procurar cogumelos por aí.

Mesmo se estiver no Japão. Saiba que o risco é alto de você erra e acabar se contaminando.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link