Como é ser obeso no Japão? Existe gordofobia?

Ser obeso no Japão pode ter suas semelhanças com ser obeso em qualquer lugar do mundo. Entretanto, há algumas especificidades da própria cultura que podem parecer estranhas para alguém que não está acostumado.

Aqui, apresentamos algumas dessas características. Vale ressaltar que pode existir muitos outros comportamentos, desde aqueles que são mais particulares e outros que são mais gerais. Portanto, não significa que todos os japoneses se comportarão de uma maneira igual.

Além disso, não se pretende apoiar um certo padrão de beleza que a sociedade costuma a ver como o correto, mas apenas mostrar como é a cultura japonesa atual em relação a quem é obeso.

Ser obeso no Japão

O Japão é mundialmente conhecido por ter um baixo índice de pessoas obesas. Assim, também não será difícil que alguma pessoa que queira perder alguns quilos acabe encontrando em uma busca pela internet uma dieta japonesa.

Entretanto, apesar de sempre o Japão ser vangloriado pelas suas pessoas magras, nunca se fala daqueles que estão acima do peso ideal.

Obviamente que isso acontece porque há uma procura maior alimentada por um certo contexto social que nos apresenta o corpo magro como aquele que é disciplinado e saudável. Por outro lado, o corpo acima do peso seria indisciplinado e não saudável.

Sendo assim, como é ser obeso no Japão? Será que por lá também há essa construção social a respeito de quem está acima do peso?

Bom, um dos comportamentos japoneses que pode assustar a um ocidental, é de que eles possuem a mania de bater na barriga de alguém que é considerado obeso. Além disso, pode acontecer de algumas pessoas perguntarem o peso da pessoa, o que em muitos países pode ser considerado algo indelicado.

Como se sabe, os padrões de beleza do Japão também estão expressos nos animes, em que boa parte dos personagens sempre serão magros.


Leia também


Ser obeso no Japão e as dificuldades

Uma das questões que pode ser observada com facilidade no país, é que ele não possui uma estrutura para pessoas obesas. Obviamente isso se deve a boa parte de sua população ser magra. Entretanto, a depender da composição corporal de uma pessoa, ela pode ter algumas dificuldades para passar em algumas cancelas no país.

Outra dificuldade estará em comprar roupas. Normalmente as lojas só possuem roupas para quem é magro ou muito magro. Já para obesos e até mesmo sobrepesos, pode ser difícil encontrar as vestimentas.

Além disso, entre os adolescentes, é comum a queixa de que as pessoas obesas são tidas apenas como amigas, e não como alguém com quem se pode ter um relacionamento.

Esse tipo de comportamento tende a ser o mesmo por toda a vida de uma pessoa que está acima do peso. Assim, por mais que os japoneses sejam discretos, eles tendem a reprovar uma pessoa obesa.

Tudo bem ser obeso se você for lutador de sumô

Entretanto, todo esse comportamento social japonês não está de acordo com a glorificação do país aos lutadores de sumô.

Como se sabe, eles são mais pesados do que um japonês médio. Entretanto, não sofre qualquer tipo de olhar de repreensão. Ao contrário são muito respeitados e admirados pela sociedade japonesa.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link