Como se comportar em um restaurante no Japão?

Um restaurante no Japão possui as suas características, principalmente em relação ao comportamento. Existe alguns atos que não se pode fazer pois pode parecer desrespeitoso e grosseiro.

Assim, veja aqui alguns desses atos que você não deve fazer e também alguns daqueles que podem te surpreender por não serem muito habituais no restante do planeta.

Não há problema em chamar o garçom / garçonete

Sim, você pode chamar o garçom ou a garçonete quando achar necessário. Em alguns locais isso pode ser visto como rude. Entretanto, no Japão, caso você esteja precisando de algo, pode falar em alto e bom tom sumimasen, que alguém virá te atender de prontidão.

Por mais que em alguns locais os garçons e as garçonetes te atendam de prontidão, quando você precisar de algo a mais, eles não vão ficar indo em sua mesa para saber se quer algo mais. Dessa maneira, não deixe de pedir. Muito provavelmente, eles irão estar por lá esperando você fazer algum solicitação.

Serviço de água ou chá em um restaurante no Japão

No Japão é muito comum você receber um pequeno copo com água ou chá para acompanhar a sua refeição. E não se preocupe, isso não estará incluso no valor final que você terá de pagar.

Além disso, no caso de haver uma garrafa em sua mesa com água e chá, não tenha vergonha em se servir. Em alguns restaurante há até mesmo uma torneira que sairá uma água quente para o seu chá.

Caso não tenha, não se intimide. Você também pode solicitar para o garçom ou a garçonete encher o seu copo novamente. Essa é uma boa maneira de economizar, e não ter de pagar para beber algo durante a refeição, principalmente para aqueles que não conseguem fazer uma refeição sem uma bebida.


Leia também


Não dê gorjetas em um restaurante no Japão

Em um restaurante no Japão nunca dê uma gorjeta para um garçom ou garçonete. Isso é tido como um ato rude.

Por mais que esse seja um hábito comum de agradecimento no Brasil e em muitos outros países, no Japão possui um outro significado.

Assim, os japoneses encaram como uma ofensa. Como se fosse dito que o atendimento não foi bom, precisa ser melhorado e por isso alguém que te serviu recebeu alguns trocados.

Placas de “no gaijin” em restaurantes e bares no Japão

Em qualquer lugar que você for entrar no Japão, seja em restaurante ou em um bar, tenha atenção para ver se há a placa “no gaijin“.

Isso significa que não pode entrar um estrangeiro no estabelecimento. Por mais que a pessoa saiba e compreenda devidamente o idioma japonês, não poderá entrar. Assim, caso mesmo assim a pessoa opte por entrar, com certeza ela passará pela vergonha de ser expulsa.

Por mais que esses avisos tendam a desaparecer com o tempo, eles ainda existem diante de muitos locais.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link