Hamigaki, a cultura de escovar os dentes no Japão

Existem algumas ações que fazemos que são muito corriqueiras. Mas você já parou para pensar como os japoneses escovam seus dentes, ou melhor, como é o hamigaki?

Afinal de contas, não se escova os dentes da mesma maneira em todos os lugares. Por exemplo, em algumas culturas é normal escovar os dentes uma vez ao dia. Em outras é ensinado que deve-se escovar os dentes após cada refeição.

Como será que é isso no Japão, aprenda neste artigo!

hamigaki na antiguidade

Não é possível determinar ao certo quando os japoneses começaram a usar as escovas de dentes ou um aparelho similar. Entretanto, como apresentado pelo blog Tofugu, já no século XIII o Mestre Zen Dōgen Kigen registrou que viu chineses limpando os dentes com algo semelhante às escovas: na extremidade superior havia um tufo feito com crina de cavalo e que estavam presas a um osso de boi.

Assim, pode ter sido mais ou menos nesse momento que os japoneses começaram a ter acesso a uma espécie de escova de dentes.

Um dos outros fatores que também ajudou os japoneses a manterem seus dentes, foi a técnica ohaguro. Nela, usa-se uma mistura marrom-escura feita de acetato férrico, dissolvendo limalha de ferro em vinagre sobre os dentes. O objetivo era de que eles ficassem pretos.

Essa era uma moda da época e  podia indicar até mesmo status social. Entretanto, também era preciso fazer alguns retoques para que ela permanecesse durante todo o dia. Por mais que possa parecer estranho, essa era uma técnica que ajudou a preservar os dentes dos japoneses.

Sendo assim, quando a escova tornou-se popular no país, os japoneses já possuíam um certo cuidado com eles.

Hamigaki em família

Um das tradições de muitas famílias japonesas é ensinar as crianças a escoarem os dentes. Sendo assim, é muito comum muitas pessoas terem essas lembranças dos pais.

Inclusive, se você for ao YouTube e pesquisar por hamigaki, irá ver inúmeros vídeos que pais gravaram de seus filhos escovando os dentes, como esse aqui:

As crianças são incentivadas desde cedo a aprender a fazer a higiene dental. Assim, existem até mesmo brinquedos, como bonecos, que estão com escovas de dentes.

Dessa maneira, as escolas também tem sido um local fundamental para que elas também aprendam a como fazer a limpeza adequada.


Leia também


As diferenças das escovas japonesas

Assim como muitos produtos no Japão, as escovas de dentes também são um pouco diferentes em relação às que costumamos a usa. Por exemplo, elas geralmente são menores e mais macias.

As pastas de dente também não contém necessariamente flúor, o que para muitos isso pode ser um problema. Dessa maneira, o jeito é olhar nos ingredientes da pasta e procurar por ele para fazer a melhor escolha (フ ッ 素). Uma outra curiosidade, é que muitos japoneses também não usam a pasta de dente.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link