O prédio Shibuya 109 é um grande complexo de shoppings, além de ficar no famoso cruzamento de Shibuya que é um dos mais movimentados. Muita gente costuma circular por lá.
Desde que a governadora de Tóquio fez um pronunciamento de emergência pedindo que todos fiquem em casa, os administradores fizeram um comunicado via Twitter.
“Estamos entrando em uma fase muito dura e séria com o coronavírus. Eventos e shows de ídoles populares foram cancelados e os pais não puderam ver seus filhos graduando, então para garantir que os sacrifícios não tenham sido em vão, Shibuya 109 vai fazer sua parte e ajudar as coisas se acalmarem com o coronavírus fechando temporariamente.
É difícil, mas vamos trabalhar juntos em prevenir que o vírus se espalhe”.
新型コロナについて本当に厳しくて重大な局面を迎えてます
推しのライブやイベントが無くなったり、大切な卒業式も無く晴れ舞台を目にできなかった親子さんの無念を無駄にしないためにも、SHIBUYA109は新型コロナの鎮静化に向け休館の判断をしました
苦しいけど拡散防止に向けみんなで協力しましょう
— SHIBUYA109 (@SHIBUYA109NET) March 26, 2020
O complexo do cruzamento de Shibuya ficará fechado durante o final semana todo desde sábado até domingo (28/03 e 29/03). Além disso, os horários foram reduzidos a partir de segunda-feira. O complexo funcionará das 11hs até 19hs.
Essas medidas ainda não tinham sido tomadas ainda e apenas as escolas estavam fechadas. Yuriko Koike, a governadora de Tóquio previu que se as coisas continuarem no ritmo que estão, ela poderia decretar quarentena total, além de fechar e isolar a cidade.
Por enquanto, o pedido é que os moradores de Tóquio fiquem em casa nesse final de semana e os que puderem trabalhem de casa durante a semana. Essa conduta deve ser adotada até o dia 12 de abril.
Tóquio se tornou a cidade com mais casos do Japão e teve um pico de infectados em três dias. Muita gente compareceu aos festivais de sakura para fazer hanami e estavam saindo aos finais de semana.
Portanto, medidas como essa serão comuns se o cenário não melhorar devido a pandemia de coronavírus e a governadora afirmou que essas próximas três semanas serão críticas.