Hokkaido: o melhor ramen do Japão?

O ramen em Hokkaido, a região mais ao norte do Japão, é tão rico e variado quanto em qualquer outro lugar do país. No entanto, seu ramen goza de especial fama, sendo considerado por muitos como o melhor do país.

Embora o missô, o sal ou o molho de soja formem a base da maior parte do ramen, é a banha, um ingrediente comum, que dá ao ramen em Hokkaido uma profundidade decididamente única. Além disso, o macarrão da região tende para o médio-grosso e encaracolado, um complemento perfeito para os sabores encorpados e com cara de inverno.

Veja a seguir alguns tipos de ramen típicos em Hokkaido.

Sapporo Ramen

O caldo de ramen de Sapporo, a capital da província, é felicidade líquida. Embora originalmente feito com caldo de soja e sal, o missô se tornou o ingrediente principal. O macarrão firme e encaracolado, junto com a adição de um bocado de banha ou manteiga para ajudar a engrossar o caldo, torna este ramen um prato de macarrão muito delicioso.

Asahikawa Ramen

O macarrão de Asahikawa ramen é encaracolado e um pouco mais seco do que o normal. Banha ou manteiga são adicionadas novamente ao caldo de molho de soja, ajudando-o a reter o calor. No entanto, com seu caldo único de porco e cavala seca, o sabor do ramen de Asahikawa acaba sendo surpreendentemente mais leve do que sua aparência pode sugerir.


Leia também


Hakodate Ramen

Cheio de umami, o ramen de Hakodate é feito com um caldo à base de sal que, ao contrário do resto do ramen da região, é razoavelmente claro, de sabor mais leve e um tanto semelhante ao ramen original introduzido no país séculos antes. Além disso, outra diferença do resto da província é o macarrão reto e fino usado ​​no lugar do encaracolado.

Kushiro Ramen

Feito com caldo à base de molho de soja, o sabor do ramen de Kushiro é aprofundado com uma mistura de algas e sardinhas secas como parte de seu caldo. O macarrão usado é bastante fino e encaracolado e seu alto teor de umidade os torna bastante elásticos. Por ser feito organicamente, dizem que o ramen de Kushiro só pode ser comido na cidade costeira de Kushiro.

Qualquer que seja a variedade, ramen certamente é delicioso. Mas você já teve a oportunidade de experimentar algum destes ou outro ramen da região de Hokkaido? Conte-nos sua experiência!

Fonte: JapanTravel

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link