Mimikaki: a limpeza dos ouvidos e os romances no Japão

Mimikaki é uma prática muito comum entre os japoneses, principalmente entre os casais. Ela nada mais é do que limpar o ouvido do outro retirando o excesso de cera que pode ter.

Assim, não fique pensando somente nos beijos calorosos para demonstrações de amor entre casais. No Japão, essa demonstração também pode acontecer com o gesto de limpar os ouvidos do namorado ou namorada.

Dessa maneira, não é incomum ver em filmes ou animes um casal de jovens em que o rapaz está deitado nas pernas da menina e ela com um instrumento semelhante a um lápis limpando suas orelhas.

Essa não é uma imagem incomum no país. Ao contrário, pode ser vista com facilidade e o que está deitado no colo do outro aparenta sempre estar descansando e gostando.

Conheça neste artigo mais sobre essa prática e quais são os instrumentos que devem ser utilizados para fazer essa limpeza tão romântica para os japoneses.

Não é só nos romances que o mimikaki é praticado

Entretanto, uma família também pode fazer essa prática. Assim, uma mãe, por exemplo pode limpar os ouvidos dos seus filhos. Isso é comum nas famílias japonesas.

Mas, vale ressaltar que não é qualquer pessoa que pode fazer a limpeza do ouvido. Essa tarefa será designada a somente uma pessoa em que se tenha confiança, por esse motivo que se torna um gesto de amor.

Em alguns casos, a pessoa também pode optar por ir em um salão especializado nesse tipo de atividade.

No vídeo a seguir, você pode assistir a uma limpeza feita em um salão. No caso, ela é feita tanto na orelha, como no ouvido.


Leia também:


Os instrumentos utilizados no mimikaki

São várias ferramentas que podem ser utilizadas para fazer essa limpeza. Assim, para fazer a devida mimikaki, um simples cotonete não basta. Um dos itens fundamentais assemelha-se a uma espátula só que em formato de um lápis. Ela pode ser de vários materiais, como bambu, plástico e até mesmo ouro.

Alguns modelos possuem até mesmo luz de led para auxiliar na hora da limpeza. Existem outros que são até mesmo decorados com alguns personagens de animes e mangás. Existem até mesmo bombinhas pequenas para ajudar a tirar a cera. Além disso, também há instrumentos que são voltados para o alargamento do ouvido para ser mais fácil de limpar.

O mimikaki é só para homens?

Muitas vezes pode parecer que essa limpeza é só para homens. Entretanto, hoje em dia já é possível encontrar salões de beleza no Japão que prestam o serviço para mulheres.

Sendo assim, essa não é uma prática mais restrita a eles, somente. Mas, o mais comum é ver os homens em busca desse serviço. Uma das hipóteses ara esse comportamento é por conta da sensação de afetividade que eles podem retomar quando suas mães faziam a limpeza em seus ouvidos.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link