A arte da reverência japonesa

A reverência japonesa é uma característica importante da cultura, e há muito significado em seu uso. Ela dá grande ênfase ao respeito e a reverência é uma das principais maneiras pelas quais as pessoas no Japão mostram respeito pelas outras pessoas. A palavra japonesa “arco” é ojigi. Os estrangeiros que vivem no Japão encontrarão constantemente situações em que as pessoas farão uma reverência, por isso é importante entender por que os japoneses fazem isso e o que significa

Culturalmente existem muitas maneiras diferentes de se “curvar”; conhecer os diversos tipos e como eles são usados tradicionalmente ajudará você a entender a cultura de forma mais profunda do que a maioria.

Por que os japoneses se “curvam”?

Existem muitos motivos pelos quais os japoneses se curvam, mas é predominantemente usado para comunicar respeito. A interação no Japão envolve muito mais do que apenas comunicação verbal, e as pessoas também perceberão rapidamente a expressão de outra pessoa na forma de linguagem corporal.

O conceito de reverência é simples e basicamente mostra que, seja qual for o seu status social, você está se rebaixando e se colocando em uma posição vulnerável. A reverência demonstra à outra pessoa que você a está colocando acima e que é grato por sua interação com ela.

Gestos simples, como reverência, são muito úteis em termos de comunicação no Japão e, às vezes, são ainda mais poderosos do que palavras.

Como fazer uma reverência no Japão

No Japão, aprender a se curvar é uma das melhores maneiras de demonstrar que aprecia a cultura. O arco japonês é simples, mas há muitas sutilezas envolvidas. Ao fazer uma reverência, é importante não se inclinar e curvar as costas, a postura correta e reta mostra que você está dando o melhor de si para outra pessoa.

A reverência também deve vir da parte superior do tronco, o que significa que a parte inferior do corpo não deve se mover e deve permanecer perpendicular ao solo, como se você estivesse de pé. Seu olhar deve estar focado para baixo, com a cabeça se movendo para baixo com o tronco.

Os homens devem se curvar com as mãos e os braços ao lado do corpo, enquanto as mulheres se curvam com as mãos e os braços na frente. A reverência envolve muito, mas entender as sutilezas ajudará a demonstrar muito respeito.

Tipos de arcos

Existem diferentes tipos de reverências destinadas a mostrar respeito de várias formas. Por exemplo, o ângulo em que uma pessoa se curva está relacionado com a profundidade de respeito que a pessoa está demonstrando. Uma reverência simples, de cerca de 5 graus é comumente utilizada em reuniões informais, como entre amigos e familiares. Existem também alguns tipos específicos que estão diretamente conectados ao grau do arco, como eshaku, keirei e saikeirei.

  • Eshaku

É uma reverência de cerca de 15 graus, que é usada em torno de conhecidos e é uma maneira educada de dizer obrigada ou cumprimentar alguém casualmente.

  • Keirei

É o próximo nível de arco que tem cerca de 30 graus. Este arco é comumente usado em situações de negócios, como cumprimentar potenciais parceiros de negócios ou clientes, ou para mostrar respeito a alguém de status superior.

  • Saikeirei

É o mais formal desses três laços e é usado com um tom mais sério. Esta reverência é usada para mostrar respeito a alguém de status muito elevado, como o imperador, ou para mostrar um forte sentimento de desculpas ou culpa.

Por último, e menos usado é conhecido como dogeza. Este arco só é usado em circunstâncias extremamente graves, como quando é cometido um erro que levou a morte de outra pessoa. Envolve a pessoa que está se curvando para ficar de joelhos e colocar o rosto no chão. É essencialmente a pessoa mostrando que está implorando pela sua vida.


Leia mais:


Tradição e respeito

Curvar-se é uma tradição muito importante no Japão, e pode ser aprendido participando dela. Para mostrar seu próprio senso de respeito, é importante se esforçar para aprender a maneira correta de se curvar e o significado por trás da ação.

Compreender o ajudará a formar uma noção profunda das visões da cultura japonesa. A prática da reverência no Japão é mais do que um hábito, mas é uma característica que define a cultura japonesa.

Fonte: gogonihon.com

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link