Akira Kurosawa, o incrível cineasta japonês! Veja seus melhores filmes

Você pode até achar exagero, mas saiba que não, Akira Kurosawa realmente foi uma das figuras mais importantes do cinema no mundo.

Seus filmes conciliavam tanto a delicadeza dos gestos japoneses com histórias que por vezes era existenciais e aventureiras. Além disso, tanto o seu jeito de filmar, como as técnicas para efeitos visuais deu outros tons ao cinema, o tornando ainda mais importante.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse incrível cineasta, veja aqui uma lista de seus maiores filmes!

Os 7 samurais, 1954

Este, talvez, seja um dos filmes mais conhecidos de Kurosawa. O enredo se passa em um pobre vilarejo no Japão feudal. Ele é saqueado constantemente por bandidos e seus moradores não veem outra solução a não ser contratar samurais para protegê-los.

Porém, o custo de contratar uma defesa dessas é alta. Porém, um velho samurai chamado Kambei aceita defender o vilarejo e chama outros guerreiros para ajudá-lo sem receberem praticamente nada. Os samurais também fazem treinamentos com os moradores do vilarejo para tentar se defenderem dos vilões. A história é emocionante.

Assim, para quem se interessa por samurais e pela história do Japão, esse filme é imperdível.

O filme foi premiado com o Leão de Prata no festival de Veneza no ano de seu lançamento.

Rashômon, 1952

Outro filme premiado de Akira Kurosawa, que recebeu o Oscar de 1952 na categoria de Melhor Filme em língua estrangeira.

Além desse prêmio, ganhou muitos outros em vários lugares do mundo. Uma das características desse filme é o uso da fotografia. As cenas são contrastantes ao mesmo tempo que semelhantes, formando uma obra de arte para além de seu enredo.

O filme traz a história de um julgamento na qual um sacerdote participou. Tratava-se de julgar um crime que envolvia o estupro de uma mulher por um bandido.

Como o filme se passa no século XI, também é uma ótima opção para quem quer conhecer mais sobre a história do Japão.

Dersu Uzula, 1975

Esse é um filme soviético-japonês e que conta a história de um explorador do exército russo que é resgatado por um simples caçador, o Dersu Uzula. O filme mostra uma forte relação de amizade entre aqueles que você nem poderia imaginar.

Esse longa metragem de Akira Kurosawa também foi muito elogiado e premiado, ganhando também o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano de seu lançamento.


Leia também


Madadayo, 1993

Este é um filme cheio de referências surrealistas.

Ele conta a história de um professor de alemão e como a sua vida modifica-se completamente por conta da II Guerra Mundial quando perde tudo.

O filme ainda mostra a trajetória de alguém que aprecia a vida e comemora intensamente cada ano de sua vida.

Este foi o último filme de Kurosawa.

Os Sonhos, 1990

Diferente dos filmes que foram apresentado nesta lista, podemos entender Os Sonhos praticamente como um relato pessoal do diretor.

São apresentados os sonhos do próprio Kurosawa que ao mesmo tempo passam pelos contextos históricos e políticos do próprio Japão.

Assim, ele é cheio de experimentações com as imagens. Vale muito a pena ser visto, é uma verdadeira obra prima do cinema.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link