Banheiros no Japão: como usá-los e como encontrá-los

No Japão, é provável que você encontre vasos sanitários e aparelhos de limpeza que nunca teria sonhado em usar no seu próprio país, sem mencionar os banheiros de alta tecnologia com múltiplas funções que podem fazer você rir, chorar ou sentar em sua cadeira.

Então, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de banheiros no Japão e algumas regras úteis de higiene pessoal que você deve conhecer antes de apertar qualquer botão.

Encontrar banheiros no Japão

Embora possa ser difícil encontrar um banheiro em áreas rurais, é muito fácil encontrar banheiros públicos relativamente limpos nas áreas metropolitanas do Japão.

Você sempre pode encontrar dentro das estações de trem, embora primeiro precise passar pelo portão de embarque. Grandes lojas de departamento também tendem a tê-los disponíveis, mas provavelmente você terá que subir um ou dois andares para acessá-los.

O ultimo lugar que sugerimos procurar é em parques públicos de todos os tamanhos, mesmo os menores parques intermunicipais frequentemente terão instalações disponíveis.

Quase todos os banheiros públicos usam símbolos internacionais para gênero, portanto você não deve ter problemas para descobrir em qual ir.

Também pode usar o banheiro “polivalente”, no entanto, assim como os assentos localizados próximos a porta em um trem japonês, essas cabines são normalmente reservadas para idosos, pessoas com deficiência e famílias com crianças pequenas. É uma cortesia comum respeitar essas regras, a menos que nenhuma outra opção esteja disponível.

Sanitários multiuso

São banheiros espaçosos sem barreiras, com barras de apoio e sem degraus, equipados com pias e são construídos para pessoas que tem dificuldade em usar outros banheiros.

Frequentemente, você encontrará uma cama grande no quarto se precisar descansar, bem como um botão de emergência, para pedir ajuda (não deve ser confundido com o botão que dá descarga) e amplificadores de assento que tornam mais fácil para criança se sentar.

Banheiros antigos

Se você usar um banheiro antigo de estilo japonês (parece um buraco de porcelana no chão), deverá agachar-se sobre ele para fazer suas necessidades.

Esse tipo de banheiro ainda pode ser encontrado em todo Japão e, infelizmente, alguns parques públicos podem não oferecer essa alternativa. Após o uso, basta empurrar a alavanca ou o botão para dar a descarga, como nos vasos sanitários ocidentais.

Para ajudá-lo a superar quaisquer preocupações que possa ter, aqui estão algumas dicas:

  • Pratique o agachamento totalmente vestido
  • Certifique-se de que a calça ou vestido não atrapalhe ou caia no vaso
  • Confirme o que está disponível para a limpeza
  • Posicione-se o mais próximo possível na frente, sem estra sobre o buraco (isso pode causar respingos indesejáveis)

The Washlet ou assento sanitário de água quente

Washlets pode ser usado para se limpar. Basta procurar os botões ao lado do vaso sanitário – um com o rótulo bidê e outro “oshiri”, que é a palavra japonesa para bumbum.

O  botão é pressionado, a água é pulverizada com pressão ajustável, que você pode querer colocar na configuração mais baixa antes de começar. Quando se sentir totalmente limpo, pressione o botão da parada. Muitos equipamentos também apresentam uma opção de secagem.


Leia mais:


Som da descarga

Muitos banheiros apresentam a opção de reproduzir um som de descarga da parede de uma cabine ou de um alto falante no washlet. Ao pressionar o botão com uma nota musical ou acenar com a mão na frente de um sensor, o som começa a tocar, abafando quaisquer ruídos embaraçosos que você possa fazer.

Etiqueta no banheiro japonês: mantenha tudo arrumado e limpo

Os banheiros são geralmente muito limpos no Japão, então faça o possível para mantê-los dessa forma, o que em muitos casos significa impecável. O mais importante é enxaguar após o uso.

No entanto, há turistas que relatam que costumam ter dificuldade em localizar o interruptor para dar descarga no Japão. Isso ocorre porque existem muitos métodos de lavagem nos banheiros do país.

Primeiro, tente encontrar uma alavanca ou um botão próximo ao vaso. Frequentemente, os banheiros têm sensores de movimento automáticos que começam a dar descarga assim que a pessoa se levanta.

Eliminação de outros itens

A maioria dos banheiros públicos nem mesmo tem latas de lixo, mas os banheiros femininos japoneses são equipados com pequenos recipientes dentro das baias individuais para cuidar dos itens sanitários ou outros tipos de lixo; use esta lixeira apenas para itens que não devem ser descarregados no banheiro.

O trocador de bebê

Muitos lugares oferecem trocadores de bebês dentro de baias individuais, banheiros polivalentes ou em salas separadas fora dos banheiros.

A maioria dos lugares oferecem trocadores de bebês dobrados contra a parede. Desdobre-o e estenda-o totalmente antes de usá-lo.

Ir ao banheiro pode ser um assunto delicado, se não embaraçoso para muitos, e com viagens internacionais, você pode precisar fazer perguntas sobre isso, especialmente se não fala o idioma. Ao lembrar as informações acima, você pode manter sua “dignidade” e ter uma experiência de banheiro tranquila durante a sua próxima viagem ao Japão.

 

Fonte: livejapan.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link