Cinema japonês: os melhores filmes sobre a Yakuza

Para todos aqueles que gostam de cinema e Japão, uma das coisas que podem incomodar são os filmes sobre a Yakuza que são hollywodianos. Ou seja, eles não possuem o compromisso com a realidade e estão mais interessados em vender para o ocidente uma determinada imagem.

Dessa maneira, preparamos aqui uma lista com alguns filmes sobre a Yakuza que foram feitos no Japão. Além disso, eles são reconhecidos tanto por tentarem retratar com maior fidelidade como é realmente o grupo. No mais, eles também são muito famosos por serem muito bem feitos e verdadeiros ícones da arte do cinema.

Filmes sobre a Yakuza: Flor Seca (Kawaita Hana), 1964

Este filme foi dirigido por Masashiro Shinoda e é considerado como uma de suas obras primas. Apesar de ter cenas que são gravas nos EUA, o filme não se rende aos esteriótipos de um filme hollywodiano. Dessa maneira, nele você verá um jovem integrante da Yakuza que acabou de sair da prisão.

O filme ainda chama muito atenção dos amantes do cinema por ser um clássico noir muito bem feito.


Leia também


Filmes sobre a Yakuza: Hana-bi, 1997

Este filme é um dos clássicos de Takeshi Kitano. O enredo traz a história de um policial cuja esposa está com leucemia. Assim, em um dia, deixa de participar de uma ação policial em um bairro dominado pela Yakuza para vê-la, seu companheiro acaba sendo alvejado, ficando paraplégico.

A partir daí, começa a trajetória do policial que busca vingança. Para isso, não são poupadas emoções e ótimas cenas.

O filme foi premiado com o leão de ouro no festival de Venice em 1997.

Filmes sobre a Yakuza: Ryuzu e seus sete capangas (Ryûzô to 7 shichinin no kobun tachi), 2015

Este é outro filme de Takeshi Kitano. Entretanto, ele é uma comédia! Conta a história de Ryuzu, um ex-integrante da Yakuza, que já está aposentado e leva uma vida tediosa. Entretanto, tudo muda quando ele encontra um velho amigo da máfia.

Assim, eles começam a tentar se restabelecer e formar um grupo para dar continuidade às ações da Yakuza. Entretanto, os idosos não esperavam que teriam de enfrentar novas máfias formadas por jovens.

Por mais que o filme seja uma comédia, é possível conhecer um pouco mais sobre a devoção e ética à Yakuza, além de entender os conflito geracionais que existem no Japão hoje.

Filmes sobre a Yakuza: O Funeral Yakuza (Kumiso), 2002

Este é um filme de Hideyuki Katsuki e conta a história de um funeral. No caso, um grande chefe de Yakuza acabou de falecer. Assim, os integrantes da máfia desejam realizar uma cerimônia. Entreanto, para que ela seja realizada, será necessário que seja aberta e que todos os outros chefes da máfia também sejam convidados.

O grande impasse está em realizar o evento, já que irá chamar a atenção dos policiais podendo levar todos à prisão. A partir deste mote, começa uma série de aventuras.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link