Tirar um final de semana de três dias?! Sim, é possível no Japão

Um final de semana de três dias parece ser algo cada dia mais possível. Você já pensou como ter todo esse período pode ser bom para qualquer um relaxar um pouco mais?

É exatamente essa ideia que muitas empresas japonesas começaram a cultivar.

Afinal de contas, um funcionário bem descansado também irá produzir mais e em maior quantidade. Por conta disso, em algum empregos é possível até mesmo ter um final de semana de quatro dias!

Veja neste artigo algumas iniciativas de empresas que começaram a adotar esse tipo de regime e alguns de seus resultados. Você gostaria de ter esse final de semana estendido também?!

Um final de semana de três dias

Uma das empresas japonesas que atualmente está nessa discussão é a Mizuho, que é um grupo financeiro com quase 50 mil funcionários.

Assim, a empresa está se oferecendo para permitir que seus funcionários tenham não somente os dois dias de final de semana, mas fins de semana de 3 ou 4 dias.

Para a empresa, isso faz parte das próprias transformações que o mundo vem passando. Ou seja, atualmente já investe-se mais em teletrabalho e home office. Algo que não tínhamos visto até então e que muitas pessoas ainda olhavam com certa desconfiança de que daria certo.

Dessa maneira, esses novos estilos de trabalho também entendem que o funcionário descansado e bem disposto irá produzir mais.

Obviamente que isso não significa que os funcionários terão os mesmos salários. Por exemplo, aqueles que quiserem ter um final de semana de três dias, receberão 80% do valor integral do salário. Já os que optarem por ter um final de semana de 4 dias, receberão 60%.

Você considera que os salários podem reduzir muito? Pode ser, mas o que está mais importando aos funcionários e à empresa é que eles tenham qualidade de vida.

Devido á ética japonesa de enaltecer o trabalho e trabalhar exaustivamente, o país enfrenta problemas dos mais variados tipos em decorrência disso. Dessa maneira, dar um maior tempo de descanso, também é uma maneira de melhorar os índices de saúde e estresse da população.

Assim, os funcionários podem escolher um equilíbrio entre a vida na empresa e a vida pessoal sem que se desgastem completamente.


Leia também:

 


Um final de semana de três dias, algo já aplicado por outras empresas

Mas, não pense que a Mizuho é a única empresa que teve essa grande ideia.

A Microsoft Japão já fez isso no ano de 2019. E, por mais que possa parecer que não aconteceria, a produtividade aumentou em 40 por cento! Uma cifra incrível!

Além disso, essa experiência ocorreu por um mês e também contou com a redução de gastos com impressão e até mesmo de energia!

Mesmo a proposta da Mizuho não ser tão atraente como a da Microsoft, já é um primeiro passo para mudar a rotina dos 5 dias estressantes de trabalho no Japão. Além disso, outras empreas também começam a estudar propostas para essa redução, como a Uniqlo.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link