Anos atrás, a estação Kyu-shirataki ganhou as manchetes globais por permanecer aberta para trazer uma garota para escola, mas agora que ela se formou, está na hora de fechar.
Três estações de trem, Kami-shirataki, Kyu-shirataki e Shimo-shirataki – parte da “Série Shirataki” de estações – foram programadas para fechar no ano passado devido à pouca frequência de passageiros.
No entanto, a estação Kyu-shirataki tinha uma passageira regular muito importante, Kana Harada. Ela usou o trem para ir à escola. Quando a emissora ficou sabendo disso, eles concordaram em manter a estação e a linha abertas até que ela se formasse.
Estação na mídia
As estações de trem estavam com poucos radares de pessoas, até que a história de Kyu-shirataki e Kana apareceu no noticiário internacional.
As manchetes atraíram entusiastas com câmeras e logo a mídia inundou a estação, pronta para registrar a interessante história sobre uma colegial e sua pequena estação de trem.
Uma grande ajuda
O transporte concede acesso a oportunidades. Se a jovem Kana não tivesse linha de trem. ela teria que suportar uma caminhada de 73 minutos para pegar um trem expresso na linha vizinha para ir a escola.
Mesmo com o trem para a sua cidade, ainda era um trajeto difícil. Havia apenas 4 trens indo e vindo de Kyu-shirataki, e apenas 2 trens que se encaixavam em seu horário escolar, então a vida de Kana era controlada pelos horários de chegada e partida de trens.
Ela não podia ficar depois da escola ou participar de atividades extracurriculares. Às vezes, ela precisava sair correndo da escola apenas para pegar o último trem.
Não era o trajeto mais favorável, mas a estação ferroviária local era o meio de transporte mais acessível para Kana. Era a sua conexão com algo tão importante em sua vida – a educação.
Leia mais:
- Tire um cochilo em uma floresta em Karuizawa
- Sopa japonesa: conheça as quatro mais deliciosas e tradicionais do arquipélago
- Iluminações do Pokemón iluminam um resort japonês
Finalmente o fechamento
Finalmente Kana se formou. A companhia ferroviária manteve-se fiel à sua palavra, permanecendo aberta até Kana se formar. Agora que ela terminou a escola, a estação fechou.
Após 69 anos de serviço, o último trem passou pela estação Kyu-shirataki. Embora importante, não houve nenhum paparazzi importante. Havia uma multidão de residentes locais e alguns da mídia juntaram-se para documentar o evento, mas não era nada como a cobertura da mídia inundando a plataforma pouco tempo antes.
A estação, um galpão de madeira gasto com um único banco, não é das mais glamurosas, mesmo assim foi realizada uma cerimônia simples para homenagear. Um buquê de flores foi oferecido e um banner de papel dizia: “Estação Kyu-shirataki, 69 anos, obrigado!”
Compromisso com a comunidade
A estação significava algo para todos na cerimônia, não apenas para Kana – a garota das manchetes. As boas lembranças podem ser tudo o que resta para os residentes locais, mas há esperança para futuras inovações em transporte, pois é importante fornecer conexão e oportunidade para que os indivíduos possam prosperar.
Uma estação da “Série Shirataki” permanecerá aberta, a Estação Shirataki. É a estação mais popular da área, com 11 trens por dia e serve como hub principal que conecta a região.
Quando a companhia ferroviária japonesa permaneceu aberta para esta estudante, eles provaram o poder de conectar pessoas, e particularmente a importância da educação.
A decisão da empresa é uma declaração poderosa sobre o compromisso da comunidade em capacitar sua próxima geração de pensadores e líderes.
Fonte: www.globalcitizen.org