Afinal, por que os japoneses possuem os olhos puxados?

Como se sabe, não somente os japoneses possuem os olhos puxados, mas os orientais de maneira geral. A pergunta do por que isso acontece é uma curiosidade de muitas pessoas, principalmente das crianças.

Entretanto, poucas pessoas sabem como foi o processo evolutivo para que os charmosos e diferentes olhos puxados se tornassem uma realidade.

Assim, conheça aqui como que isso ocorreu e saiba mais sobre a história dos orientais.

Os japoneses possuem olhos puxados, um processo de evolução

Existem várias teorias do motivo para os japoneses terem o olho puxado. Acredita-se que isso se deve a um fator de evolução que veio dos mongoloides, ou seja, aqueles são constituídos por mongóis.

Essa evolução foi necessária por conta dos japoneses e outros povos da Ásia estarem em regiões mais frias. Devido ao sol refletido nas neves, as pessoas precisavam fechar mais os olhos para diminuírem a luminosidade que entrava em seus olhos.

Afinal de contas, quando falamos em neve, estamos falando de algo quase completamente branco. E, como se sabe, o branco é responsável por refletir a luz. Assim, a neve reflete praticamente 85% da luz que incide sobre ela. Por mais que as regiões sejam muito frias, o sol não deixa de bater ali e de ser muito forte no quesito de iluminação.

Como comprovação de que isso se trata de um efeito de evolução, sabemos que mesmo os orientais possuindo os olhos mais fechados, eles não deixam de enxergar perfeitamente. Sendo assim, trata-se de um processo de adaptação em que o corpo se adaptou para continuar enxergando.

Os olhos não são menores

Uma das crenças que também se professa é de que os olhos dos japoneses seriam menores. Este é mais um erro. O globo ocular dos orientais possui um tamanho muito semelhante  de outros povos.

A grande diferença está na pálpebra superior.  Ela não possui uma dobra que é comum nos olhos ocidentais. Dessa maneira, a pele acaba cobrindo uma parte maior do olho, o que faz com que eles pareçam ser menores, quando não o são.


Leia também:


Japoneses possuem os olhos puxados, sim!

Os olhos dos japoneses, bem como dos orientais são fechados sim. E isso não é um problema. Muitas vezes, um oriental passa por situações em que seus olhos são tidos como problemáticos.

Vale lembrar, que um olho diferente não faz dele ser melhor ou pior. Sendo assim, não se pode tratar qualquer diferença, em suas mais variadas esferas, como algo que possa ser tido como inferior. Trata-se somente de uma diversidade.

Os olhos puxados são somente uma característica de algumas pessoas. Isso não tem anda a ver se elas são boas ou ruins. Por conta disso, nunca repita as piadas preconceituosas e dizer: “abre o olho japonês!”. Esse é somente mais um dos exemplos de como o preconceito está enraizado nos costumes, mas precisa ser abolido o quanto antes.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link