Festival Ichiyo Sakura – Procissão de Oiran Dachu

A oiran é frequentemente confundida com a gueixa, mas as oiran dachu são na verdade mulheres da noite que eram comuns no século 17-18 até que foi proibido após a Segunda Guerra Mundial.

Durante essa época, uma procissão diária era vista nas ruas de Yoshiwara perto de Asakusa, onde a oiran e alguns guardas desfilavam pelas ruas como forma de publicidade.

Hoje em dia, o desfile é recriado por um grupo de habitantes locais que você acreditaria serem reais se não soubesse o contrário.

O desfile

Os primeiros atores são alguns personagens em diferentes máscaras de animais que sabem como encantar a multidão e alguns deles até tocam instrumentos como flauta e bateria. Os próximos personagens são os guardas que se vestem em diferentes níveis de trajes, desde homens com roupas básicas até os guardas segurando lanternas com maquiagem tão detalhada quanto a de uma oiran dachu.

Finalmente, é hora de ver as oiran que estão vestidas com roupas diferentes, dependendo do nível do oiran que estão. As duas oiran mais altas estão vestidas com o quimono mais lindo que já vimos, e tem um penteado incrivelmente complicado. Os tamancos que estão usando são provavelmente o item que mais chama atenção, pois tem pelo menos 20 cm de altura, mas também tem que andar de uma determinada maneira que parece que podem tropeçar a qualquer momento.


Leia mais:

Avós constroem um lindo ponto de ônibus do Totoro

“O fantasma de Manzanar”: prisioneiro da Segunda Guerra Mundial

A moda dos quimonos cyberpunk chega às ruas de Akihabara


Assim que alcançaram o palco, a oiran faz uma recriação de como seria encontrar com um cliente, mas, a menos que você esteja perto do palco, vai achar muito difícil assisti-lo.

Vale a pena a visita

Depois disso, o desfile retorna pelo mesmo caminho que veio, portanto você tem duas oportunidades para ver a procissão.

Se você estiver em Tóquio durante o segundo sábado de abril, esta procissão definitivamente vale uma visita. É encontrado perto de Asakusa, em uma área chamada Senzoku. A maneira mais fácil de encontrá-lo é ir pela saída superior de Sensoji, próximo ao estacionamento, e  caminhar alguns quarteirões até encontrar a área do festival.

Eu recomendaria chegar cedo para garantir um bom local para a procissão, sendo o próximo ao palco o melhor local.

Fonte: en.japantravel.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link