Seja como o bambu: 4 lições da floresta japonesa

No Japão, o simbolismo da planta bambu é profundo e amplo, e oferece lições práticas para a vida e o trabalho. Ao ler as quatro lições sobre o bambu, tente pensar nas implicações práticas para seu próprio trabalho.

Dobre, mas não quebre. Seja flexível, mas firmemente enraizado

Uma das coisas mais importantes do bambu na floresta, é como eles balançam até mesmo com a brisa mais leve. Este suave movimento com o vento é o símbolo da humildade. Seus corpos são duros e firmes, mas balançam suavemente com a brisa, enquanto seus troncos ficam firmemente enraizados no solo.

Lembre-se: o que parece fraco é forte

O corpo de uma única árvore de bambu não é muito grande quando comparado com as outras árvores muito maiores da floresta. Pode não parecer impressionante à primeira vista, mas as plantas resistem a invernos frios e verões extremamente quentes e, às vezes, são as únicas árvores que ficam em pé após um tufão.

Devemos ter cuidado para não subestimar os outros ou a nós mesmos, com base apenas em noções antigas do que é fraco e do que é forte.

Esteja sempre pronto

Ao contrário de outros tipos de madeira que exigem muito processamento e acabamento, o bambu precisa de pouco disso. Como o grande mestre de Aikido, Kensho Furuya diz: “O guerreiro, como o bambu, está sempre pronto para ação.” Na apresentação ou também em outras atividades profissionais, através do treinamento e da prática, podemos desenvolver à nossa maneira um estado de estar sempre pronto e atento.

 


Leia mais:


Liberte o seu poder para voltar

Bambu é um símbolo de boa sorte e um dos símbolos das celebrações de Ano Novo no Japão. A imagem importante do bambu coberto de neve representa a capacidade de voltar depois de passar por adversidades.

No inverno, a neve pesada dobra o bambu para trás e para frente até que um dia a neve se torna tão pesada, começa a cair e o bambu volta a se erguer, afastando toda neve. Ele suportou todo peso, mas no final teve que se esforçar para pular de volta, como se dissesse: “Não serei derrotado”.

Fonte: www.presentationzen.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link