O happy hour no Japão é uma confraternização entre pessoas que trabalham em um mesmo local e que é muito recorrente. Ela acontece tanto em reconhecidas empresas como até mesmo nas menores e que geram menor lucro.
Sendo assim, quando uma pessoa vai trabalhar no país, é fundamental que ela saiba algumas das regras de como se portar em um happy hour. Além disso, é fundamental também conhecer um pouco como os japoneses se comportar nessa reunião para não acabar fazendo algum comentário sobre eles que seja indevido.
Conheça mais sobre esse evento no Japão e veja algumas diferenças em relação a essa confraternização em outros lugares do planeta.
1. Happy hour no Japão, o chefe paga a maior parte
Em um happy hour japonês é regra que o chefe deve pagar uma maior parte da conta. O restante deverá ser dividido entre o restante dos funcionários.
Dessa maneira, não é de se surpreender que isso aconteça quando se estiver em uma confraternização como essa. Além disso, isso se deve também por conta de uma questão hierárquica, em que o chefe recebe mais e pode pagar mais por esse momento de diversão.
2. Sempre sirva alguém
Em uma mesa de confraternização, sempre há muito copos. Mas, é costume no Japão nunca encher o seu próprio copo, mas sim o das pessoas ao seu redor.
Portanto, sempre coloque a bebida no copo dos outros, sem ter de ficar se servindo. Afinal de contas, alguém irá te servir.
3. O que acontece no happy hour fica ali
Um outra característica fundamental dessas confraternizações no Japão é que elas não são levadas para o ambiente de trabalho.
Ou seja, se alguém beber demais e acabar falando algo que não devia, isso acaba por ali. Não é usual dos japoneses levarem algo que aconteceu no happy hour para o escritório. Isso é algo importante para que todos possam ter uma certa liberdade quando estão confraternizado e relarem um pouco.
4. Alguns japoneses bebem muito
Complementar à característica anterior, saiba que alguns japoneses bebem bastante. Isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo, mas alguns japoneses costumam a beber até literalmente cair no chão.
Assim, não se assuste se no meio da madrugada você ver algum engravatado dormindo na rua para se recuperar da bebedeira.
Leia também:
- Enkai: conheça os tipos de festas de firma do Japão;
- Kanpai: regras de etiqueta e cultura da bebida no Japão;
- 4 dicas para quem quer trabalhar em uma empresa japonesa.
5. Happy hour no Japão e o gesto para mostrar que não quer mais beber
Como são sempre os outros que acabam enchendo o copo de uma pessoa, no caso de ela não quiser mais beber, deve simplesmente deixar o sue copo cheio.
Além disso, culturalmente, não se obriga ninguém a beber algo que não queira. Por mais que a pessoa vá no happy hour, ela não precisa beber bebida alcóolica, pode se sentir a vontade para beber o que quiser.
6. Happy hour no Japão: nomikai
Na verdade, os japoneses não costumam a chamar de happy hour essa confraternização. Mas sim de nomikai. Assim, se você tiver a oportunidade de trabalhar no país, se for chamado para um nomikai, já sabe o que é.
Ah, e não deixe de experimentar as comidas. Os acompanhamentos para beber no Japão são muito diferentes da tradicional batata frita que se encontra em todos os bares do Brasil.