#SEXTOU: 6 diferenças do happy hour no Japão

O happy hour no Japão é uma confraternização entre pessoas que trabalham em um mesmo local e que é muito recorrente. Ela acontece tanto em reconhecidas empresas como até mesmo nas menores e que geram menor lucro.

Sendo assim, quando uma pessoa vai trabalhar no país, é fundamental que ela saiba algumas das regras de como se portar em um happy hour. Além disso, é fundamental também conhecer um pouco como os japoneses se comportar nessa reunião para não acabar fazendo algum comentário sobre eles que seja indevido.

Conheça mais sobre esse evento no Japão e veja algumas diferenças em relação a essa confraternização em outros lugares do planeta.

1. Happy hour no Japão, o chefe paga a maior parte

Em um happy hour japonês é regra que o chefe deve pagar uma maior parte da conta. O restante deverá ser dividido entre o restante dos funcionários.

Dessa maneira, não é de se surpreender que isso aconteça quando se estiver em uma confraternização como essa. Além disso, isso se deve também por conta de uma questão hierárquica, em que o chefe recebe mais e pode pagar mais por esse momento de diversão.

2. Sempre sirva alguém

Em uma mesa de confraternização, sempre há muito copos. Mas, é costume no Japão nunca encher o seu próprio copo, mas sim o das pessoas ao seu redor.

Portanto, sempre coloque a bebida no copo dos outros, sem ter de ficar se servindo. Afinal de contas, alguém irá te servir.

3. O que acontece no happy hour fica ali

Um outra característica fundamental dessas confraternizações no Japão é que elas não são levadas para o ambiente de trabalho.

Ou seja, se alguém beber demais e acabar falando algo que não devia, isso acaba por ali. Não é usual dos japoneses levarem algo que aconteceu no happy hour para o escritório. Isso é algo importante para que todos possam ter uma certa liberdade quando estão confraternizado e relarem um pouco.

4. Alguns japoneses bebem muito

Complementar à característica anterior, saiba que alguns japoneses bebem bastante. Isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo, mas alguns japoneses costumam a beber até literalmente cair no chão.

Assim, não se assuste se no meio da madrugada você ver algum engravatado dormindo na rua para se recuperar da bebedeira.


Leia também:


5. Happy hour no Japão e o gesto para mostrar que não quer mais beber

Como são sempre os outros que acabam enchendo o copo de uma pessoa, no caso de ela não quiser mais beber, deve simplesmente deixar o sue copo cheio.

Além disso, culturalmente, não se obriga ninguém a beber algo que não queira. Por mais que a pessoa vá no happy hour, ela não precisa beber bebida alcóolica, pode se sentir a vontade para beber o que quiser.

6. Happy hour no Japão: nomikai

Na verdade, os japoneses não costumam a chamar de happy hour essa confraternização. Mas sim de nomikai. Assim, se você tiver a oportunidade de trabalhar no país, se for chamado para um nomikai, já sabe o que é.

Ah, e não deixe de experimentar as comidas. Os acompanhamentos para beber no Japão são muito diferentes da tradicional batata frita que se encontra em todos os bares do Brasil.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link