Sempre escutamos falar que o Japão é um dos países mais saudáveis do mundo. Sendo assim, quais seriam as doenças que mais matam no país?
Essa é uma informação que também pode nos mostrar se um país é realmente saudável e também mostrar outros índices referentes à saúde.
Para isso, utilizados os dados da organização Health Data, que é um banco de dados que reúne dados da população mundial sobre os índices de saúde. No ano de 2020, por exemplo, foi fundamental para a contabilização de pessoas que tiveram e das que acabaram falecendo por conta do coronavírus.
Doenças que mais matam no Japão
Para um comparativo, mostramos as doenças que mais mataram no ano de 2019 e no ano de 2009. Assim, podemos ver algumas diferenças nesses 10 anos.
2019
- Alzheimer
- Doença cerebrovascular
- Doença isquêmica do coração
- Infecções respiratórias inferiores
- Câncer no pulmão
- Câncer colo retal
- Câncer no estômago
- Doença renal crônica
- DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
- Câncer de pâncreas
- Câncer de fígado
- Autolesão
2009
- Doença cerebrovascular
- Doença isquêmica do coração
- Alzheimer
- Infecções respiratórias inferiores
- Câncer no pulmão
- Câncer no estômago
- Câncer colo retal
- Doença renal crônica
- Câncer de pâncreas
- Autolesão
- Câncer de fígado
- DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
Leia também:
- Um bar de cheerleaders em Tóquio: veja as medidas tomadas para evitar a contaminação pelo coronavírus;
- Japão e a segunda onda do COVID-19: lições para o mundo;
- Aprenda com os samurais a como ter uma vida equilibrada e saudável.
O que a listagem das doenças que mais matam no Japão nos mostra?
A partir das listas apresentadas, podemos ver como o Alzheimer é uma doença que atualmente é a culpada pela morte da maioria dos japoneses.
Entretanto, esse é um mal que costuma a atingir pessoas que estão mais velhas. Assim, podemos também entender que isso ocorre porque o Japão é um país em que as pessoas conseguem viver mais.
Porém, doenças como câncer e doenças ligadas ao pulmão possuem uma forte presença nessa lista. Isso pode acontecer tanto pelo Japão ser um dos líderes entre os países que possui mais fumantes. Logo, os japoneses podem até ter uma das alimentações mais saudáveis do mundo, porém, a questão do cigarro é um problema que a saúde do país tem de enfrentar.
Outro motivo de causa de morte no país são as autolesões. Como se sabe, o Japão também é um dos líderes em suicídio. A Health Data opta por não utilizar o termo suicídio pois a autolesão pode nem sempre ter como intuito tirar a própria vida, mas acaba a tirando.
Assim, mesmo com os índices de suicídio tendo reduzido nos últimos anos no Japão, ele ainda permanece como uma das principais causas de morte no país.
Dessa maneira, o Japão, mesmo sendo um dos países mais saudáveis do mundo, ainda enfrenta alguns problemas. Obviamente que isso é muito mais fácil de ser ajustado do que em países que ainda não atingiram o mesmo patamar que ele.
Por conta disso que sempre há incentivo e propagandas para que as pessoas deixem de fumar. Ao mesmo tempo que se desenvolve uma série de pesquisas preventivas em relação às outras doenças e síndromes que figuram na lista de principais causas de mortes no país.