Curiosidades sobre a Yakuza que talvez você não conheça

As curiosidades sobre a Yakuza são das mais variadas. Por ser uma das máfias mais antigas do mundo, ela possui muita tradição. E, também por conta disso, atrai muita atenção de qualquer pessoa.

Assim, selecionamos algumas curiosidades para que você conheça mais sobre essa máfia tão temida no Japão.

Curiosidades sobre a Yakuza: ações de caridade

Com certeza você conhece a Yakuza também  por conta das tatuagens. Mas essa máfia faz muitas outras ações.

Apesar da conotação sempre ruim que a organização carrega, ela também faz boas ações. Entre elas está a ajuda que deu a muitas pessoas depois do terremoto de 2011. Naquele ano o Japão sofreu um de seus piores desastres ambientais. Que foi somado ainda com um vazamento de energia nuclear em Fukushima.

No ano de 1995 também ajudaram quando houve outro terremoto. Naquela época, forneceram barcos, scooters e helicópteros para ajudar a resgatar pessoas.

Curiosidades sobre a Yakuza: envolvimento com política

Para a Yakuza ser um grupo tão grande e influente, obviamente, que também está envolvido na política.

Eles estão envolvidos com o Partido Liberal Democrático (LDP). Este é um partido que se identifica como sendo de direita. A Yakuza fornece ajudar por  meio de financiamentos de campanha. Além de fornecer dinheiro para o que for necessário.

Outra maneira de influenciar na política é por meio das ações na área rural. Como as pessoas que trabalham nessas áreas dependem muito da ajuda da organização para se manterem, assim, acabam votando em quem a organização indica.


Leia também


Curiosidades sobre a Yakuza: sakazukigoto

Esse é o ritual de iniciação para entrar na organização.

Este ritual é feito banhado de saquê. Enquanto um que possui a autoridade (que é quem o indicou) maior que ele recebe um copo cheio de saquê, ele tem uma quantia menor. Isso serve para que ele saiba sempre que sua posição é inferior.

Nessa cerimônia é representada uma relação quase de pai e filho.

Curiosidades sobre a Yakuza: Yubitsume

Talvez você já tenha visto esse fato acontecendo em algum filme. Ele é o ato de cortar um pedaço de um dedo.

Isso acontece quando um integrante da Yakuza envergonha ou desobedece a organização. Muitos fazem essa punição de maneira espontânea. Isso faz com que eles acabem escapando de outras punições, que podem chegar até a uma condenação de morte.

Esse ritual remonta ao Japão feudal. Quando uma pessoa que jogava apostando dinheiro perdia e não tinha como pagar suas dívidas, ela tinha de contar a ponta do dedo.

Dessa maneira, ela também  não conseguiria manusear uma espada. Ou seja, não estaria apta a se defender.

Curiosidades sobre a Yakuza: prova

Você já deve ter percebido que não é qualquer um que entra para a máfia. Assim, para entrar no patamar mais alto da organização é necessário fazer uma prova.

Esse exame é para saber os conhecimentos do candidato desde roubo de carros, até sobre os costumes de um mafioso.  A prova também verifica se ele tem o conhecimento das leis.