Gato preto “testemunhou” a oração de ano novo no santuário japonês

O período entre 1º de janeiro e 3 de janeiro, quando a maioria das pessoas tem folga do trabalho e da escola, é conhecido como 三 が 日 sanganichi e é tradicionalmente quando a maioria das pessoas visitam santuários ou templos para orar pela boa sorte no ano novo.

Poucas pessoas visitando santuários no ano novo

No entanto, conforme relatado no Japan Times, a pandemia manteve muitas pessoas em casa este ano. No famoso santuário Meiji Jingu, por exemplo, menos da metade do número de pessoas visitaram do que nos anos anteriores.


Leia mais:


Oração de um gato?

Se você nunca visitou um santuário xintoísta ou um templo budista no Japão antes, a oração geralmente é feita no 拝 殿 haiden (salão de adoração).

Para a tradicional visita de Ano Novo, conhecida como 初 詣 hatsumōde, costuma-se parar em frente à caixa do ofertório 賽 銭 saisen, fazer uma doação (geralmente uma moeda de 5 ienes, que é considerada uma boa sorte) e sacudir uma grossa corda de tecido, conhecida como 鈴 の 緒 suzu no o, para sacudir o sino e chamar o (s) deus (es).

Seja devido ao que pode ter sido uma participação humana menor do que o normal ou simplesmente a consequência da curiosidade felina (ou ambos), um gato preto capturado pelo usuário nori do Twitter (@ nori22) em um santuário xintoísta em 2 de janeiro parecia em um estado de espírito de oração.

… mas então, o gato se levantou nas patas traseiras e agarrou a corda. Depois de cheirar por um tempo, parece que tentou movê-lo. Talvez quisesse sacudir a corda?

Talvez o santuário considere colocar uma corda e um sino menores ao lado do principal para que os gatos também possam orar. Claro, será necessário mais do que orações para fazer a diferença, mas nós, humanos, podemos usar toda a ajuda que pudermos para superar esta pandemia.

Mas, novamente, talvez seja um pouco egoísta da parte dos humanos pensar dessa forma. Afinal, os gatos provavelmente têm suas próprias motivações e desejos também.

Redes sociais

Em reação a esta série de Tweets virais de nori, o primeiro dos quais com 186.000 curtidas e 45.000 retuítes no momento da escrita, algumas pessoas imaginaram o que o gato poderia ter orado. Aqui estão alguns dos comentários:

“Oro para que (os gatos) tenham seu próprio 干支 eto [animal do zodíaco chinês].”

“Espero ser aprovado na minha entrevista com Kuroneko Yamato [um famoso serviço de entregas com o logotipo de um gato preto]”

“Espero que este ano finalmente tenha a chance de comer um pouco de Churu [uma famosa marca de comida de gato”

Fonte: grapee.jp

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link