Com as novas variações do novo coronavírus, o governo japonês tomou a medida de fechar ainda mais as suas fronteiras e declarar que irá tomar medidas para quem chegar ao país e desrespeitar a quarentena.
Essa é uma medida que chega após a explosão de casos que vive o país e também após uma séries de locais terem declarado estado de emergência.
Tanto estrangeiros como japoneses e residentes no país terão de seguir as regras, caso contrário estarão sujeitos às mesmas medidas.
O fechamento das fronteiras no Japão
O Japão voltou a apertar ainda mais as suas fronteiras com a chegada da nova cepa do coronavírus ao país.
Todas as solicitações de vistos para entrar no país estão barradas e não haverá expedição enquanto o governo não autorizar. Porém, aqueles que já possuem autorização para entrar no país precisarão seguir claramente as regras que foram impostas e as restrições. Somente entrado no país aqueles que já tinham o visto para viagens a negócios. Vale lembrar que essa categoria de visto era a única que o país estava expedido nos últimos dias.
Até mesmo aqueles que precisarem viajar ao país para fecharem negócios por conta das Olimpíadas de Tóquio não poderão entrar.
Essas medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga em uma coletiva de imprensa na noite de quarta-feira. Na entrevista também afirmou que esse aumento do controle das fronteiras ocorre diante da preocupação com as novas mutações mais transmissíveis do coronavírus.
Com as novas mutações e o consequente aumento dos casos de COVID-19 poderiam fazer com que o sistema de saúde do país colapsasse. Assim, antes de chegar a uma cena como essa em que pode haver falta de leitos ou de oxigênio para todos, o governo tomou uma medida para proteger sua população.
Essa nova medida possui o prazo de vigência até o dia 7 de fevereiro. Entretanto, isso não significa que ela irá expirar. Mas que o governo irá fazer uma nova avaliação levando em conta o número de infectados para anunciar quais serão os próximos passos a serem tomados.
Leia também:
- Empresa japonesa lança raio ultravioleta que acaba com 99,9% do coronavírus em segundos;
- Japão proíbe novamente entrada de brasileiros: nova explosão de casos de coronavírus no país;
- Invenções japonesas que você usa no cotidiano sem saber.
A quarentena no Japão
Atualmente, todos que quiserem entrar no Japão precisam apresentar um teste negativo para COVID-19 que foi realizado antes de embarcarem no avião. Mesmo com o exame negativo, ao chegar no Japão ainda precisarão fazer a quarentena para evitar qualquer tipo de contágio.
Aqueles que não tiverem o exame ou que saírem de lugares que já possuem casos da nova cepa do coronavírus terão de fazer uma quarenta em um local predeterminado.
O governo japonês também declarou que aqueles que nano seguirem a quarentena devidamente após entrarem no país, poderão sofrer sanções.
No caso dos estrangeiros residentes, eles poderão perder esse direito.
E, no caso dos japoneses, eles poderão ter sus nomes anunciados para o público para assim promover uma espécie de vergonha e intimidação por conta de seus atos.
Os estrangeiros também teriam seus nomes divulgados.
Fonte: Japan Times