Os 5 militares japoneses mais famosos de todos os tempos e seus feitos

Os militares japoneses são conhecidos em todo o mundo por conta de suas atuações na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Porém, seus feitos são muito mais antigos do que os que aconteceram no decurso do século XX.

Vale lembrar que os militares japoneses começaram a existir somente na passagem entre os anos de 1800 a 1900. Isso ocorreu por conta da influência britânica, com quem o Japão traçou uma série de acordos comerciais. A formação dos militares era uma maneira do país tentar se tornar uma potência quando havia acabado de abrir os seus portos para o ocidente.

Assim, conheça aqui alguns dos militares mais importantes no país e o que lhes rendeu essa fama.

Militares japoneses: Iwane Matsui

Matsui (1878-1948) foi um importante general do Exército Imperial Japonês e que teve importância fundamental durante a Guerra Sino-Japonesa, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial entre os anos de 1937-1945.

Por conta de seus atos contra a humanidade no chamado Massacre de Nanquim, em que as tropas japonesas invadiram a cidade de Nanquim na China e mataram e estupraram as mulheres dali, foi condenado a forca no Tribunal Militar Internacional do Extremo Oriente no ano de 1945.

Militares japoneses: Isoroku Yamamoto

Yamamoto (1884-1943) é famoso tanto na história do Japão como também na história do mundo. Um dos principais ataques aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial foi arquitetado por ele: o ataque de Pearl Harbor.

O ataque ocorreu no ano de 1941 e foi decisivo para os Estados Unidos ter uma postura mais enérgica durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi assassinado quando ia realizar uma inspeção militar. Mas seu caminho foi descoberto pelos americanos que interceptaram a sua viagem e o executaram.

A sua morte foi tida como uma grande perda para os militares, o que fez também com que a moral dos soldados diminuísse.


Leia também


Militares japoneses: Minoru Genda

Genda (1904-1989) também esteve envolvido no ataque a Pearl Harbor. Como era aviador, preparou toda a estratégia de ataque para que causasse as maiores perdas possíveis na base americana.

Após o final da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um político nacionalista e conservador. Era muito influente na política japonesa. Era a favor que o Japão produzisse armas nucleares levando em conta uma possível guerra no futuro.

Morreu de causas naturais no ano de 1989.

Militares japoneses: Masatake Okumiya

Okumiya (1909-2007) é conhecido por também ser um historiador, além de militar. Foi integrante da força aérea marinha Imperial japonesa. Seu último cargo antes da derrota do Japão foi como comandante.

Entretanto, os seus maiores feitos estão nos relatos tanto sobre a guerra como também sobre a formação da marina japonesa. Possui vários livros publicados.

Militares japoneses: Hideki Tojo

Tojo (1884-1948) foi um importante General do Exército Imperial Japonês durante a II Guerra Mundial e também exerceu o cargo de Primeiro-Ministro durante boa parte do conflito.

Por ser um dos líderes militares do Japão, teve sua prisão decretada logo após a rendição do país para os Estados Unidos. Com isso, tentou cometer suicídio, mas acabou sendo socorrido. Isso fez com que fosse levado ao Tribunal e executado no ano de 1948.

Como foi Primeiro-Ministro, também foi um do militares que mais foi culpabilizado pelas atrocidades cometidas pelos militares japoneses durante a guerra.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link