Doença sazonal atinge o Japão em meio à pandemia do coronavírus

Doença sazonal no Japão é uma realidade. Todos os anos existem épocas de algumas enfermidades que atingem aqueles que estão no país. Uma delas é a a alergia ao pólen, doença conhecida como kafunsho.

Conheça mais aqui sobre as doenças sazonais do país e como os japoneses enfrentarão mais esse desafio.

Doença sazonal no Japão: o kafunsho

A alergia a pólen atinge milhões de japoneses no começo da primavera. Ao todo, no país, são mais de 60 tipos de pólen que causam alergia às pessoas.

Os sintomas da doença são semelhantes aos da gripe. Assim, a pessoa costuma a ter espirros, tosse, dor de garganta, coceira no nazis e nos olhos, e pode ter até mesmo febre caso seja uma situação mais grave.

Algumas pessoas possuem a alergia desde criança. E, em casos mais sensíveis, elas podem até mesmo ser acometidas pela alergia durante o ano todo.

Como o organismo acaba ficando mais sensível durante os ataques alérgicos, outro efeito do kafunsho é a queda de resistência. Ou seja, quando as pessoas estão com a alergia atacada, a imunidade dela tende a cair. Isso pode fazer com que elas fiquem vulneráveis a outras doenças.

A alergia é tão comum no país que é um dos outros motivos dos japoneses usarem com tanta frequência as máscaras.

Para tratar o kafunsho, é fundamental se afastar de lugares que possam conter pólen. É preciso sempre manter as roupas limpas caso haja qualquer possibilidade delas conter o pólen. E, antes da chegada da primavera, é fundamental tentar melhorar a imunidade.

Não existe uma cura para essa alergia. Mas, é possível tentar reduzir os seus sintomas tomando essas medidas.


Leia também:


Doença sazonal no Japão e a pandemia do coronavírus

Com isso, elas acabam tendo uma maior incidência de coceiras no nariz e nos olhos. Em um momento em que existe um vírus que é altamente transmissível por meio do contato com essas regiões do rosto, cresce a preocupação do governo japonês de que os hospitais acabem tendo uma maior demanda.

Por conta disso, a instrução é de que, mesmo que seja insuportável, as pessoas que são afetas pela alergia não devem ficar coçando os olhos e o nariz. Além disso, o uso de máscara é fundamental.

Outras doenças sazonais no Japão

Entretanto, o país não é acometido somente pela temporada de kafunsho. Podemos destacar que, durante o inverno, há também a maior incidência de gripe, assim como acontece em muitos lugares do mundo durante essa estação.

Uma outra doença sazonal comum é ocasionada pela partícula PM 2.5. Esta vem da China com os fortes ventos. Por mais que possa parece que nada de mal irá acontecer, por conta dessa partícula, muitas pessoas mal conseguem respirar.

Essa partícula procede da poluição na China. Além disso, pode causar doenças mais graves. Entre elas, câncer de pulmão e asma. Durante a primavera, a partícula ainda se mistura com o pólen, gerando ainda mais danos para a saúde de quem está no Japão.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link