“Pais e Filhos”: um filme sobre a educação das crianças no Japão

“Pais e Filhos” é um ótimo filme para quem tem curiosidade em saber mais sobre a educação das crianças no Japão. Ele retrata tanto a vida de uma criança rica, como de uma criança pobre.

Por meio das diferenças sociais, o filme consegue passar tanto duas realidades, como também diferentes formas de se educar que estão presentes em um mesmo país. É um filme que vale muito a pena ser visto.

O filme “Pais e Filhos”

O filme foi lançado no ano de 2013. Ele é dirigido por Hirokazu Kore-eda. No mesmo ano, ganhou o prêmio do Júri no Festival de Cannes, um dos mais importantes do cinema internacional.

O filme traz a história de duas famílias japonesas – uma rica e uma pobre – que descobrem que seus filhos foram trocados na maternidade.  Diante disso, as famílias se questionam se deveriam trocar novamente as crianças.

Entretanto, as duas já possuem seis anos e conheceram mais sobre a vida do que seus pais imaginam. É um filme de drama e que traz ótimas reflexões para pais em qualquer lugar do planeta.

A educação das crianças no Japão retratada em “Pais e Filhos”

No filme, a educação das crianças é abordada de diversas maneiras. Por exemplo,  na família mais pobre é possível observar uma maior afetividade.

Enquanto que, na família mais rica, a educação é mais voltada para que o filho tenha um futuro de sucesso. Dessa maneira, a criança é constantemente cobrada para que tenha boas notas e que desenvolva diversas habilidades.

Já a criança que está em uma família pobre, por mais que tenha condições financeiras inferiores, consegue aproveitar mais a sua infância. Não existem cobranças para ela. Ela pode se divertir. Essa é uma parte do filme que constrasta com a imagem que muitas pessoas possuem da educação das crianças no Japão.

Sempre pensamos que as crianças no Japão são educadas pelas suas famílias para irem bem na escola e nunca se divertirem. O filme mostra ao contrário, que muitas famílias também zelam pela diversão com as crianças.

Assim, o filme se centra também em mostrar como o pai da criança rica cobra para que ela tenha sucesso. O filme mostra a trajetória desse pai para deixar de ser tão frio com o seu filho e revelar seus sentimentos para ele.

Nessa jornada emocionante que nos apresenta tanto um Japão contemporâneo como mais antigo, podemos aprender muito sobre a cultura do país. Com certeza o filme irá te surpreender mais do que você imagina.


Leia também:


O trailer

Se ficou com curiosidade para saber mais sobre esse filme e também aprender um tanto sobre a cultura japonesa e a educação das crianças, veja o trailer a seguir. Depois, nano deixe de buscar o filme. Vale a pena ser visto.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link