“Pais e Filhos” é um ótimo filme para quem tem curiosidade em saber mais sobre a educação das crianças no Japão. Ele retrata tanto a vida de uma criança rica, como de uma criança pobre.
Por meio das diferenças sociais, o filme consegue passar tanto duas realidades, como também diferentes formas de se educar que estão presentes em um mesmo país. É um filme que vale muito a pena ser visto.
O filme “Pais e Filhos”
O filme foi lançado no ano de 2013. Ele é dirigido por Hirokazu Kore-eda. No mesmo ano, ganhou o prêmio do Júri no Festival de Cannes, um dos mais importantes do cinema internacional.
O filme traz a história de duas famílias japonesas – uma rica e uma pobre – que descobrem que seus filhos foram trocados na maternidade. Diante disso, as famílias se questionam se deveriam trocar novamente as crianças.
Entretanto, as duas já possuem seis anos e conheceram mais sobre a vida do que seus pais imaginam. É um filme de drama e que traz ótimas reflexões para pais em qualquer lugar do planeta.
A educação das crianças no Japão retratada em “Pais e Filhos”
No filme, a educação das crianças é abordada de diversas maneiras. Por exemplo, na família mais pobre é possível observar uma maior afetividade.
Enquanto que, na família mais rica, a educação é mais voltada para que o filho tenha um futuro de sucesso. Dessa maneira, a criança é constantemente cobrada para que tenha boas notas e que desenvolva diversas habilidades.
Já a criança que está em uma família pobre, por mais que tenha condições financeiras inferiores, consegue aproveitar mais a sua infância. Não existem cobranças para ela. Ela pode se divertir. Essa é uma parte do filme que constrasta com a imagem que muitas pessoas possuem da educação das crianças no Japão.
Sempre pensamos que as crianças no Japão são educadas pelas suas famílias para irem bem na escola e nunca se divertirem. O filme mostra ao contrário, que muitas famílias também zelam pela diversão com as crianças.
Assim, o filme se centra também em mostrar como o pai da criança rica cobra para que ela tenha sucesso. O filme mostra a trajetória desse pai para deixar de ser tão frio com o seu filho e revelar seus sentimentos para ele.
Nessa jornada emocionante que nos apresenta tanto um Japão contemporâneo como mais antigo, podemos aprender muito sobre a cultura do país. Com certeza o filme irá te surpreender mais do que você imagina.
Leia também:
- O que a educação no Brasil pode aprender com o retorno às aulas no Japão;
- Um bar de cheerleaders em Tóquio: veja as medidas tomadas para evitar a contaminação pelo coronavírus;
- Coronavírus: dicas de higiene e baixo índice de contaminados no Japão.
O trailer
Se ficou com curiosidade para saber mais sobre esse filme e também aprender um tanto sobre a cultura japonesa e a educação das crianças, veja o trailer a seguir. Depois, nano deixe de buscar o filme. Vale a pena ser visto.