4 curiosidades sobre a educação e a vida escolar no Japão

A vida escolar no Japão é muito diferente do mundo inteiro. Além disso, o país é muito conhecido por ter um eficiente sistema de ensino, apesar de, nos último tempos, ter sofrido graves denúncias de bullying.

As escolas do país também são famosas por sempre estarem retratadas nos mangás e animes.

Assim, separamos algumas curiosidades de como são as escolas no Japão para que você possa conhecer um pouco mais sobre elas.

Vida escolar no Japão: os professores não podem expulsar os alunos da sala de aula

Essa é uma prática muito comum em muitos países. Sempre que um aluno começa a atrapalhar a aula ele acaba sendo mandado embora da sala.

Entretanto, essa é uma prática que não existe no Japão. Pois, se um professor toma tal medida, ele está ferindo o Artigo 26 da Constituição do país. Nela está previsto que todas as pessoas têm direito à educação.

Por conta disso, os professores compreendem que vetar o aluno de assistir a uma aula é o mesmo que ferir a Constituição. O que, além de tudo, pode trazer outros problemas.

Vida escolar no Japão: não existe reprovação de série

Sim, isso mesmo. No Japão um aluno que foi mal durante um período escolar de uma série não sei reprovado. Os alunos sempre avançam para a série seguinte.

As suas notas não são de grande importância para garantir que ele irá passar de ano. Bem como as suas presenças. Ele pode faltar bastante e ter notas péssimas que mesmo assim irá participar da cerimônia de formatura com os seus colegas.

Mas, não pense que as notas não valem para nada. Elas são fundamentais para que esse aluno consiga ir para uma boa escola no ensino médio e na universidade.


Leia também:


Vida escolar no Japão: há trabalho durante as férias, e muito

Com certeza, as férias são os momentos mais esperados por qualquer um que está na escola. Mas, não pense que os professores e alunos no Japão irão descansar nesse momento.

Por exemplo, as atividades de clubes das escolas não param durante esse período. Assim, como existem muitos clubes, principalmente na escola secundária, os professores acabam tendo de fazer a supervisão deles. Da mesma maneira, que os professores também aproveitam esse momento para fazer algumas atividades de administração da própria escola. Não há as férias propriamente ditas como a conhecemos.

Mas não é só isso, os alunos também recebem um monte de lição de casa para nano ficarem com o restante do tempo que lhes sobram sem fazer nada.

Vida escolar no Japão: não existe tanta tecnologia em uma sala de aula como você imagina

Muitas pessoas possuem a imagem do Japão como extremamente tecnológico. Em partes, isso não é mentira. Porém, as escolas são um exemplo de lugares sem muita tecnologia.

Por exemplo, nem todas as escolas possuem os melhores aparelhos de reprodução de DVD ou datashow. Muitas delas não possuem um ar condicionado, existindo somente os velhos ventiladores. Até mesmo o aquecimento central é raro em muitas delas.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link