Derrube o Daruma! Daruma Otoshi, um brinquedo japonês tradicional

Um brinquedo japonês muito tradicional é o daruma otoshi. Antes do Japão ser um país dominado por video games, as crianças se divertiam com outros tipos de coisas, como brinquedos mais simples.

Assim, conheça esse brinquedo e como ele deve ser utilizado! Com certeza você vai ficar com vontade de ter um desses em casa para se divertir nos momentos em que estiver offline.

O que é o brinquedo japonês daruma otoshi?

Esse e um brinquedo muito simples, em que existem várias peças que devem ser montado como uma torre. Em cima dessa torre está um daruma, um personagem da cultura japonesa.

Outro item que acompanha o brinquedo é uma marreta pequena. Essa marreta é tanto utilizada na brincadeira, como também para servir de apoio para fazer a torre.

É um brinquedo que normalmente é feito de madeira, leve e que não ocupa muito espaço.

Cada uma das peças que forma essa torre possui uma cor. Normalmente elas são as cores do arco íris e variam em 4 cores. A outra peça que forma a torre é a cabeça do daruma.

Como brincar com o brinquedo japonês?

O daruma otoshi é um jogo e pode haver mais de dois participantes. Entretanto, muito mais que três pode ser ruim, o ideal seriam duas pessoas para que cada uma delas tenha a oportunidade igual de vencer e de jogar.

Assim, antes de mais nada, como dito anteriormente, é preciso fazer a torre em que a cabeça do daruma deve estar no topo. Depois da cabeça deve-se seguir as cores do arco íris, sendo de cima para baixo: azul, verde, amarelo, vermelho.

Depois da torre estar devidamente alinhada, decide-se quem será o primeiro a começar o jogo. Quem começar deve usar a marreta para bater na peça que estiver na superfície de modo que ela saía sem derrubar o restante das outras peças. Esse é um jogo parecido com o jenga. Entretanto, há o uso de um martelinho para fazer os movimentos.

O participante que conseguir retirar a peça e chegar até a cabeça do daruma é o vencedor. Não vale encostar na torre a não ser que seja com a marreta.


Leia também:


Quem é o daruma?

Com certeza você já deve ter visto essa imagem em algum lugar que se refere à cultura japonesa. O daruma, certamente, é um dos amuletos mais famosos do Japão.

Ele faz referência a um monge zen budista que teria arrancado as próprias pálpebras para não dormir enquanto meditava. O seu nome vêm da pronúncia de dharma.

Na cultura popular japonesa, ele tornou-se um boneco com os olhos sem cores. Deve-se pintar um dos olhos, fazer um pedido, e quanto o pedido for concretizado, pintar o outro olho. Assim, se você ver um daruma com um olho só, significa que o pedido da pessoa ainda não se concretizou.