Moradia de graça no Japão, as casas abandonadas a espera de um morador

A moradia de graça no Japão é sim uma realidade. Sempre ouvimos falar que no país a moradia é muito cara e muitas pessoas acabam desistindo de ir para lá por conta disso.

Porém, é possível conseguir uma moradia de graça no campo. Essas são casas abandonadas em que ninguém mora por lá a muito tempo. Algumas delas possuem um valor simbólico que deve ser pago, mas mesmo assim é muito baixo quando comparado com outras moradias no país.

As casas, além de serem no campo, também podem ser na cidade, mas elas podem ter algum tipo de estigma que fez com que todos perdessem o interesse.

Conheça mais sobre essas casas e como é possível conseguir uma delas.

Moradia de graça no Japão no campo

Normalmente, essas casas são no meio do nada. Por conta disso, as pessoas acabam não tendo interesse nelas e as imobiliárias a deixam de lado para não perder tempo com algo que nunca será rentável.

Essas casas podem ter tido como últimos moradores idosos. Quando eles acabam morrendo, muitas vezes sozinhos, os seus familiares não querem aquela casa. Os jovens preferem as moradias nas cidades.

Segundo o site japonês de imobiliárias, o Lifull Homes, em 2013 eram cerca de 7,57 milhões de akiya, ou seja, as casas vazias. Elas eram cerca de 13,1% de todas as casas do Japão.

Entretanto, acredita-se que esse número irá crescer ainda mais. Isso porque as pessoas tendem a querer ainda mais morar na cidade e a população mais velha fica em suas casas no campo onde acaba morrendo. A cada dia que passa, mais casas estão sendo abandonadas.

Algumas cidades possuem registros de casas que estão abandonadas. Basta apenas ir na prefeitura para ver a relação delas e tomar os procedimentos para ter uma dessas.


Leia também:


Como são essas casas abandonadas

Surpreendentemente, essas casas costumam a ser grandes. Normalmente elas seguem os modelos das casas antigas, que são imensas para o atual padrão do Japão.

Mas, ainda pode haver problemas em relação a outras instalações. Por exemplo, os banheiros ainda seguem o modelo antigo. O que significa que não haverá um vaso sanitário ocidental, mas sim somente o oriental.

Pode haver também infiltrações e janelas quebradas que irão precisar de reparos.

É realmente uma moradia de graça no Japão?

A casa só não chega a ser de graça realmente porque há sempre alguma taxa a ser paga. Mas, acredite, o valor é muito menor do que se comprar uma casa.

O que faz com que essas casas se tornem caras são as reformas.

Por exemplo, a parte hidráulica pode precisar de uma manutenção completa, o que irá sair muito caro.

Assim, vale muito a pena pensar bastante sobre adquirir uma casas dessas. Ela pode se tornar apenas um estorvo e ainda há os impostos a serem pagos.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link