A paisagem de Tóquio já passou por inúmeras transformações. Afinal de contas, a cidade existe há muitos séculos e se tornou a capital do país em 1603.
As guerras que foram protagonizadas ali contribuíram para essas mudanças. Pois, sempre houve destruição e a reconstrução era sempre mais moderna. Além disso, também houve a situação do terremoto de 1923 que atingiu a cidade e outras ao redor. Este terremoto destruiu quase toda a capital. Mais uma vez ela precisou ser reconstruída.
Por conta disso, a paisagem por ali passou por várias mudanças.
Os constantes incêndios na cidade de Tóquio e o terremoto de 1923
Uma das coisas que contribuiu para essas constantes reformas de Tóquio, foram os seus constantes incêndios.
Entre a batalha decisiva de Sekigahara em 1600 que possibilitou a Tokugawa Ieyasu o estabelecimento de seu xogunato apenas três anos depois e a Restauração Meiji de 1868, acredita-se que Edo (atual Tóquio) passou por 49 e 85 grandes incêndios que devastaram vastas áreas de terra.
Além disso, esse é o número somente dos grandes incêndios. Se contar os menores, foram 1800 incêndios. Por conta de fatores como este que Tóquio ficou conhecida como a cidade do fogo.
Assim, boa parte da cidade foi construída no século XX. E outras construções precisam ser foram refeitas. O que faz com que a cidade tenha sempre um ar de modernidade em sua arquitetura.
Além disso, logo no começo do século XX o Grande Terremoto de Kanto atingiu a região.
Quase toda a cidade foi destruída. O terremoto é relembrado até hoje. Muitas pessoas morreram. E a cidade passou por um de seus maiores desafios. Anos mais tarde, na década de 1940, a capital ainda teria de sobreviver aos bombardeios de guerra.
Ou seja, Tóquio passou por inúmeras situações em que teve de ser reconstruída.
Leia também:
- Um temaki de kebab invade as ruas de Tóquio e se torna um sucesso!;
- Templo Zojoji: um templo de 600 anos ao lado da Torre de Tóquio;
- Coronavírus: dicas de higiene e baixo índice de contaminados no Japão.
As recentes mudanças na paisagem de Tóquio
Mesmo com o adiamento do evento, a cidade passou por várias transformações que a tornam uma das mais tecnológicas e estruturadas do mundo.
Mas, algumas características antigas são mantidas. Mesmo diante das reformas, alguns izakayas permaneceram. Izakayas são os tradicionais pubs japoneses.
Em alguns lugares também se mantém um estilo mais antigo. Mas, outros acabaram sendo completamente reformados. Como a própria estação de Harajuku. Apesar de dar acesso ao imenso parque Meiji, que homenageia o antigo Imperador, ela foi completamente reformada. Ou seja, já não há mais uma arquitetura que fazia referência a um outro momento histórico.
Portanto, em uma cidade extremamente tecnológica e eficiente, ainda é possível vermos algumas marcas do passado. Será que isso permanecerá por muito tempo? Ou será que tudo tende a seguir uma arquitetura moderna? Essas perguntas não são fáceis de serem respondidas.
Mas, o que se tem certeza é que Tóquio é uma cidade em constante transformação. E que ela sempre buscará ser a mais eficiente possível.