Um novo terremoto atinge o Japão e alcança a pontuação 7,2 na escala Richer. O terremoto aconteceu no sábado (20/03/2021) e atingiu a costa leste do país.
Por conta disso, o governo resolveu emitir alerta de tsunami para que todos ficassem em alerta. Acredita-se que o país poderia ter sido atingido por um tsunami com cerca de 1 metro. Entretanto, por não ter ocorrido um tsunami ainda, em breve esse aviso deve ser suspenso.
Porém, pode ser que o país seja atingido por um novo abalo, já que é comum após um terremoto, dentro de alguns dias, ter uma outro terremoto, mesmo que seja em escala menor.
Terremoto atinge o Japão
Este terremoto que atingiu o país aconteceu a cerca de 34 quilômetros da costa e em uma profundidade de 60 quilômetros. Mesmo ocorrendo nas águas do Pacífico, ele teve muita repercussão em vários locais, como na região de Miyagi e pode ser sentido até mesmo em Tóquio.
O pior é que ainda há usinas nucleares pela região. O que fez com que os trabalhadores responsáveis pelo local tivessem de fazer várias verificações para evitar uma catástrofe como a de março de 2011 em que houve o vazamento da usina nuclear de Fukushima.
Por conta do vazamento naquela época, até hoje as atualidades japonesa lutam para limpar o local e também para que a usina volte a funcionar com segurança e tranquilamente.
O terremoto de sábado, também fez com que os trens fossem interrompidos. Até mesmo o serviço do trem bala, o Shinkansen, parou de funcionar. Isso tudo porque poderia haver qualquer tipo de acidente ou algo ter cedido que pudesse expor os passageiros e a tripulação do trem a algum tipo de risco.
Leia também:
- Fantasmas do tsunami no Japão, conheça-os na série Unsolved Mysteries da Netflix;
- Por que o Japão é pouco aberto aos trabalhadores estrangeiros e quais imigrantes têm mais chances atualmente?;
- Museu de Fukushima: para nunca esquecer os desastres de 2011.
Terremoto atinge o Japão e as destruições em Miyagi
Como dito anteriormente, a região nordeste do Japão foi a mais atingida. Por conta do terremoto e o medo do tsunami, muitas pessoas acabaram fugindo para locais mais altos.
Todos recordaram do tsunami de 2011, que acabou de completar 10 anos, e como as pessoas que aumentaram a chance de sobreviver estavam em lugares mais altos.
De acordo com as autoridades, não há relato de feridos. a Usina da região também não sofreu danos, o que é uma notícia de grande alivio para o Japão inteiro.
Além disso, o abalo sísmico de sábado também atingiu muitas outras usinas nucleares. Chegou até mesmo Fukushima. E atingiu também a usina de Onagawa e outros reatores que são menores.
O Japão e os terremotos
Como se sabe, o Japão é atingido constantemente por terremotos. Isso se deve a sua localização. Porém, o país conseguiu se preparar para esse tipo de acidente.
Mas, mesmo assim, vez ou outra há vítimas em decorrência dos abalos.
Os terremotos sano tão presentes no país que há até mesmo lendas do motivos dele ocorrer, eles seriam ocasionados por um peixe, Namazu, que vive em baixo da terra.