Por que filhos de estrangeiros nascidos no Japão não são considerados japoneses?!

Você sabia que os filhos de estrangeiros nascidos no Japão não são considerados como japoneses?! Ou seja, eles não podem ser considerados como sendo cidadãos do país.

Em muitas vezes, eles vão adquirir a nacionalidade de seus pais, ou de um deles. Mas, para ser japonês é preciso ter pais que tenham nascido ali e que tenham uma linhagem japonesa.

Como se sabe, muitas pessoas vão para o Japão em busca de melhores oportunidades de emprego. Com isso, suas famílias acabam indo junto, ou se vão sozinhas acabam conhecendo alguém pelo Japão e se casando. Com o tempo, podem acabar tendo um filho no país. 

Saiba o que acontece quando a criança nasce e também porque ela não poderá ter a nacionalidade japonesa. E conheça também quais são os casos de excessão.

Os filhos de estrangeiros no Japão

Quando uma mulher estrangeira dá luz a uma criança no país não terá a nacionalidade japonesa. Isso acontece porque o Japão determina que só é considerado japonês como aquele que tem uma filiação sanguínea com algum japonês. Ou seja, a mãe ou o pai precisam ser japoneses.

O Japão nem mesmo possibilita que a criança que nasceu no Japão tenha dupla nacionalidade.

Por exemplo, se um casal de brasileiro tem um filho no Japão, ele será considerado brasileiro. Os pais da criança precisam recorrer às autoridades brasileiras para fazerem todos os registros de seu filho.

O Japão não permite que alguém se torne japonês simplesmente por ter nascido em seu território. Ao contrário do que acontece no Brasil, qualquer pessoa que tiver nascido no país pode ser considerada brasileira e conseguir uma dupla cidadania caso um de seus pais seja estrangeiro.

Como brasileiros podem conseguir a dupla nacionalidade japonesa?

Entretanto, os brasileiros podem conseguir a dupla nacionalidade japonesa. Isso pode acontecer caso eles possuam ascendência japonesa.

Para saber mais, clique aqui.


Leia também:


As excessões para filhos de estrangeiros nascidos no Japão conseguirem a nacionalidade

Algumas crianças que nascem no Japão, mesmo sendo filhos de estrangeiros, conseguem a nacionalidade imediatamente. Mas, para isso, é necessário que ele tenha alguns pré-requisitos.

São eles:

  1. ter uma mãe ou um pai que seja japonês;
  2. mesmo se o pai japonês tiver morrido antes do nascimento da criança, seu filho poderá ter a nacionalidade;
  3. ter nascido no Japão em que os pais são desconhecidos ou que não tenham nenhuma outra nacionalidade (devem residir no país no mínimo por 3 anos).

Além disso, algumas crianças também podem conseguir a nacionalidade depois de ter ficado um tempo no pais. Sendo que são necessários 3 anos após o nascimento para dar entrada no pedido.

As crianças que não tiverem nacionalidade e forem adotadas por japoneses terão de esperar por um ano para conseguirem. Este é o caso para quando elas não menores de idade. Caso seja maiores de idade são outros procedimentos que devem ser adotados.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link