Você já parou para pensar qual era o modelo de avião dos kamikazes durante a II Guerra Mundial? Afinal de contas, este era um modelo muito famoso e que pode ser visto em vários filmes e que também teve um grande poder de destruição.
Como se sabe, os kamikazes eram pilotos que tinham um único objetivo e uma única missão. Deveriam fazer um ato suicida em que se chocavam com o alvo. Entre os ataques mais famosos dos kamikazes está à base americana de Pearl Harbor e que mudou completamente os rumos da II Guerra Mundial.
O avião dos kamikazes
Quando você pensa na palavra “Mitsubishi”, a primeira coisa que provavelmente vem à mente são os automóveis. No entanto, a Mitsubishi também entrou na produção de aeronaves em 1928. E o que se tornou representante do Japão e da aeronáutica foi o modelo Mitsubishi A6M Zero.
Este avião foi projetado pelo lendário projetista de aeronaves, Jiro Horikoshi. Apelidada de “Zeke” pelos americanos, a aeronave foi lançada principalmente de navios da Marinha Japonesa. Além disso, esse era um dos melhores modelos que existia na época.
O A6M Zero foi produzido pela primeira vez em 1937. E a primeira vez que ganhou os céus foi em 1939. Entre os anos de 1940 a 1945 foi utilizado em combate pelos japoneses. Além disso, ele tinha a seu favor um excelente controle. Assim, sempre que o inimigo do Japão via uma aeronave dessa cortando o ar, já ficava com medo.
Do decorrer da II Guerra Mundial ele provou ainda mais o seu valor. Pois poderia ter um forte poder de fogo o que fazia com que destruísse os aviões de seus inimigos.
À medida que o valor do A6M Zero aumentava, os japoneses procuraram uma forma alternativa de utilizar os aviões. Eventualmente, eles se tornaram os aviões pioneiros usados como armas Kamikaze. Zeros foram carregados com bombas e usados para lançar ataques suicidas contra seus alvos.
Leia também:
- Os Kamikazes que não queriam se suicidar! Conheça mais sobre eles;
- A fuga dos sobreviventes da bomba de Hiroshima para o Brasil;
- Estrela pop da Coreia usa camiseta comemorativa do bombardeio atômico de Hiroshima e atrai críticas no Japão.
O lendário e invencível avião dos kamikaze
Na época, o Zero da Mitsubishi era considerado o melhor caça de sua época. Assim, ele dominou os céus do Pacífico Ocidental e do Leste Asiático, e derrotava qualquer inimigo que estivesse em seu caminho. O lutador veloz humilhou os britânicos Hawker Hurricanes, que também eram famosos por sua capacidade de manobra.
A taxa de morte foi colocada em 12: 1, o que é bastante impressionante. De 1941 a 1945, cerca de 1.500 aeronaves americanas caíram para o Zero, sendo os primeiros três anos os mais mortíferos e bem-sucedidos para o Zero.
Outra razão para essa taxa de sucesso inicial do Zero era o seu armamento. O Zero foi construído com a capacidade de transportar dois canhões de aeronave Tipo 97 de 7,7 mm montados dentro do capô do motor e possui 500 tiros por arma, enquanto também podia levar dois canhões Tipo 99-1 Mk.3 de 20 mm com uma capacidade de 60 tiros por arma dentro de suas asas.
Fonte: hotcar.com