O que você não sabe e curiosidades sobre as gueixas no Japão

Existem muitas curiosidades sobre as gueixas que poucas pessoas conhecem. Normalmente, as pessoas pensam somente que são mulheres japonesas vestidas com roupas tradicionais e que passeiam pelas ruas de Kyoto. Ou seja, elas são somente mais uma atração turística e histórica do país.

Mas, existem várias características sobre elas que muitos ocidentais nem mesmo conhecem. Veja aqui algums delas e saiba mais sobre essas surpreendentes mulheres japonesas.

Curiosidades sobre as gueixas

As pessoas normalmente só veem fotos de uma gueixa. Mas, existem uma série de características a respeito delas e que podem ajudar a não cometer uma série de equívocos sobre elas.

Não existe somente um tipo de gueixa

Existem várias categorias de gueixas, elas não podem ser reduzidas a somente uma.

Ainda existem gueixas pelo Japão, mas não são muitas

Por mais que desejássemos que o mistério e a elegância dos dias anteriores ainda estivessem em abundância, o comércio de gueixas foi duramente atingido após a Segunda Guerra Mundial. Mas mesmo assim, ainda restam cerca de 1.000 no Japão. Porém, apesar de ser um número razoavelmente grande, em seu seu apogeu, havia cerca de 80.000.

As gueixas não estão somente no Japão

Embora geralmente associada exclusivamente ao Japão, as gueixas viajaram e ocasionalmente ainda viajam para o exterior para algumas apresentações especiais. Assim, você pode encontrar com uma delas em qualquer lugar do planeta, mas precisará de um pouco de sorte.

Não é tão fácil ver uma gueixa no Japão, especialmente em Kyoto

Não pense que você vai chegar ao Japão e já ver uma gueixa caminhando pelas ruas. Em Kyoto é um pouco mais fácil de encontrar uma delas.  Mas isso não acontece no país inteiro.

Filmes populares ou equívocos sobre o Japão fariam você acreditar que eles são bastante comuns e que qualquer pessoa pode ver uma apresentação de uma gueixa na terra do sol nascente. Apesar de ser um sonho bonito, mas a realidade é bem diferente. Dado que não há muitas gueixas por aí , e o fato de que elas se apresentam quase exclusivamente em casas de chá privadas, apenas para membros, isso faz com que encontrar com uma delas seja ainda mais difícil.

Alguns turistas podem ter um pouco mais de sorte, já que, recentemente, para atrair o fluxo de turistas, alguns ryokan (hotéis tradicionais do Japão) começaram a permitir que pessoas e convidados assistissem a um show especial de gueixas.

Não são apenas as mulheres que são gueixas

Por mais que, atualmente, só existam gueixas, mulheres, um fato curioso interessante é que antigamente, as primeiras gueixas eram homens.

E o trabalho deles era o de entreter os clientes que esperavam para ver as cortesãs mais populares e talentosas (conhecidas como oiran). Desde aquela época, já estavam localizadas em Kyoto.


Leia também


Uma gueixa sempre será uma gueixa

Na verdade, ver uma gueixa vestida como uma mulher normal seja uma cena muito rara, isso pode vir a acontecer. Afinal de contas, uma gueixa possui uma série de regras que ela segue a risca, como um estilo de vida.

Dessa maneira, uma gueixa relaxar e ver um filme com pipoca é algo extremamente proibido.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link