A decadência do sumô no Japão: crianças o acham doloroso e esquisito

O sumô no Japão já teve dias melhores. Mesmo com a abertura do país ao ocidente, muitas pessoas ainda tinham interesse nesse esporte tão tradicional. Entretanto, hoje em dia, o esporte praticamente já não interessa mais aos jovens.

O Japão tem muitas artes, cerimônias e esportes tradicionais e, como em muitos outros países, essas tradições frequentemente lutam para preservar sua autenticidade enquanto permanecem comercialmente viáveis. O sumô, no entanto, conseguiu manter um nível relativamente alto de interesse tanto no Japão quanto no exterior.

Mas, o sumô também tem seus problemas, e o mais novo a surgir é uma séria ameaça de nenhum lutador futuro subir na classificação.

Como o que ocorre em muitos esportes, os lutadores de sumô geralmente começam em times do ensino médio. Porém, ano após ano, esses times têm diminuído cada vez mais. De acordo com dados da Federação esportiva do ensino médio (Kotairen), o número de clubes de sumô em escolas de ensino médio vem caindo de 213 em 2003 para 146 no ano de 2020.

Como resultado, sete das 47 prefeituras do Japão têm apenas um time de sumô do ensino médio, o que lhes dá uma entrada automática para o torneio do campeonato nacional.

O torneio de sumô no Japão para jovens estudantes

A seguir, é possível ver o vídeo da realização do evento no ano de 2019, quando ocorreu pela última vez.

Na verdade, a COVID-19 ajudou a diminuir muito mais do que se imagina o interesse dos jovens em se tornarem lutadores de lutadores de sumô. Além disso, a falta de previsão de ter um torneio faz com que o esporte fique ainda mais abandonado.

Isso tudo é ruim o suficiente, mas também está acontecendo em um cenário de crescente desinteresse geral pelo sumô entre os jovens japoneses. Este é um problema que a divisão de sumô da Kotairen tem examinado ativamente ao longo dos anos.

De acordo com sua pesquisa, os alunos descrevem o sumô como “de aparência dolorosa” e “assustador” e hesitam em participar enquanto usam o mawashi – a roupa utilizada – altamente revelador. E com as opções de esportes organizados mais amplas do que nunca, incluindo adições relativamente novas de futebol e basquete, o sumô está lutando para permanecer atraente.


Leia também:


Outros problemas com o sumô no Japão

Não bastassem todos esses problemas, o esporte ainda é mal visto por ser altamente restritivo. Por exemplo, as mulheres não podem participar de competições.

Essa arte marcial é considerada como uma atividade masculina. E, em tempos de discussão sobre o machismo e a opressão da mulher, o sumô passa a ser ainda mais mal visto.

Outra questão que prejudica a divulgação do esporte, é que os seus praticantes sofrem muito bullying.

Assim, parece que as questões que fazem o sumô se tornar menos interessante também é um fator social.

Fonte: Soranews