Livros sobre a imigração japonesa: a obra de José Yamashiro

José Yamashiro é um dos maiores estudiosos da cultura japonesa. Filho de imigrantes procedentes de Okinawa, se estabeleceu em São Paulo onde fez sua carreira como jornalista.

Porém, ele não foi somente um jornalista que escrevia para periódicos algumas notícias. Ele escreveu livros sobre a cultura japonesa e, principalmente, sobre a imigração. Assim, sua obra, composta por vários livros, é um verdadeiro registro histórico que retrata tanto a história do Brasil, como do Japão.

Conheça nesse artigo mais sobre esse incrível jornalista e sua trajetória.

A importância de José Yamashiro para a história da imigração japonesa no Brasil

Por mais que suas obras sejam vastamente conhecidas pelo mundo, Yamshiro teve importância na vida de muitos imigrantes. Como ele dominava o japonês, além do dialeto okinawano – de onde seus pais vieram – e o português, conseguia ajudar os imigrantes que recém chegavam ao Brasil.

Assim, quando trabalhou no Zai Burajiru Nihonjin Dojikai – Sociedade Japonesa de Beneficiência no Brasil -, conseguia atender quem chegasse ali.

Essa instituição havia sido criada em 1926 e tinha como objetivo construir um hospital japonês, mas que só foi realizado 10 anos depois de sua fundação.

Assim, Yamashiro, ao trabalhar nessa fundação, tinha como missão atender aos imigrantes e compreender adequadamente às suas necessidades para fazer o encaminhamento necessário. Ajudava até mesmo a compreenderem qual era a medicação que precisariam tomar, caso houvesse algum receituário para eles.

A obra de José Yamashiro e o Japão

José Yamashiro possui uma vasta produção sobre o Japão. Qualquer um que queira saber mais sobre o país, precisa ler seus trabalhos. Na obra acima, são apresentadas tanto as histórias da formação do Japão, como também a sua modernização no pós-guerra. Entretanto, o livro não chega ao século XXI.

Outra de suas obras importantes é “História da Cultura Japonesa” que conta bastante sobre a história do país.

Existem ainda muitos outros livros que falam tanto sobre a cultura no Japão e até mesmo sobre os samurais, vale a pena conferir!


Leia também


A obra sobre Okinawa e os imigrantes

Um dos grandes objetos de estudo de José Yamashiro foi Okinawa, de onde vieram seus pais. Assim, ele demonstra toda a trajetória da região e a sua influência da China e todo o seu desenvolvimento. Por conta disso que a ora possui o subtítulo de “uma ponte para o mundo”, visto que, Okinawa teve outras relações com outros países diferentes do arquipélago principal.

Esse seu trabalho é um dos maiores em português sobre o local. O livro conta com belas imagens mostrando também os samurais que existiam na região. Quem se interessar pela cultura japonesa que não é a mais conhecida, vale a pena ser lido.

E, além desse livro, uma de suas maiores obras sobra a imigração, é o livro Trajetória de duas vidas: uma história de imigração e integração. Nessa obra há um relato da imigração de seus pais e tudo o que tiveram de enfrentar. Assim, se torna também um relato biográfico ao mesmo tempo que traz a história dos japoneses no Brasil.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link