Saquê espacial feito com ingredientes que foram para o espaço será lançado no Japão

Um saquê espacial prepara-se para ser lançado no Japão. A levedura de saquê que foi levada para o espaço agora retornou de uma viagem às profundezas do mar, e planos estão em andamento para usá-la para criar uma bebida na província de Kochi, no oeste do Japão, já em setembro em 2021.

De acordo com o Centro de Tecnologia Industrial da Província de Kochi, que está por trás do projeto, é a primeira vez que a levedura de saquê é levada tanto para o espaço quanto para o mar. O centro espera que a levedura única ajude a revitalizar a indústria cervejeira da prefeitura.

Conheça mais aqui sobre o como será essa incrível bebida.

A levedura do saquê espacial

A levedura foi produzida há 16 anos. Em 2005, quando várias leveduras foram desenvolvidas pela prefeitura e passaram 10 dias em um ambiente de gravidade zero a bordo da nave espacial russa Soyuz, atraindo a atenção na época como “fermento espacial”.

No entanto, à medida que o interesse no produto diminuiu gradualmente, um membro da equipe da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra Marinha (JAMSTEC) com sede em Yokosuka, Prefeitura de Kanagawa, e um funcionário do centro de tecnologia decidiram trazer a levedura de volta para o centro das atenções levando-a também para o fundo do mar.

A primeira viagem ao fundo do mar foi em março de 2019. Uma parte da levedura espacial, congelada a menos 80 graus Celsius, foi anexada a uma sonda de pesquisa para levantamento de recursos e submersa em águas dentro da zona econômica exclusiva do Japão, perto da Ilha Minamitori, no Oceano Pacífico, com profundidades variando entre 5.500 e 5.700 metros. Um ano depois, em março de 2020, a levedura foi retirada do mar, mas morreu devido à intensa pressão da água.

Então, selecionou-se a levedura aplicando pressão semelhante à do fundo do mar usando um dispositivo para adicionar pressão ultra-alta aos alimentos.

Novamente, com a cooperação da JAMSTEC, foi carregado em um navio para realizar uma pesquisa relacionada a recursos em alto mar a cerca de 200 quilômetros da costa da Prefeitura de Ibaraki, e em janeiro, um contêiner contendo 108 pacotes de levedura foi afundado no fundo do mar a uma profundidade de cerca de 6.200 metros. Além dos seis tipos de levedura espacial, embalagens de levedura comum foram incluídas para comparação.

Eles foram recuperados e examinados no centro em 17 de maio de 2021. Como resultado, confirmou-se que três pacotes de levedura espacial e dois pacotes de levedura normal sobreviveram.


Leia também:

 


O resultado do saquê espacial

Quando o saquê foi fabricado com o fermento espacial, o componente frutado aumentou, embora a causa não seja clara. Não se sabe como a experiência em alto mar afetará a bebida. O centro planeja distribuir a levedura para saquê cervejarias na prefeitura para uso na fabricação de cerveja já em setembro após os testes.

Haruhiko Uehigashi, um funcionário especial de suporte técnico que lida com processamento de alimentos no centro, responsável pelo projeto, disse: “Estou feliz que a levedura tenha sobrevivido à pressão do fundo do mar. Será tecnicamente interessante ver que tipo de características a levedura, que experimentou tanto o espaço quanto o fundo do mar, mostrará ao preparar.”

Fonte: Mainichi.JP

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link