Você mistura wasabi no shoyu para comer sushi? Veja o que os chefes japoneses pensam sobre isso

A mistura do wasabi no shoyu é muito comum para muitos apreciadores de sushi e sashimi. Essa é uma maneira de dar todo os sabor diferenciado do wasabi para o molho de soja.

Entretanto, será que isso é bem visto pelos japoneses? E, mais ainda, será que é bem visto pelos chefes da culinária japonesa?

A mistura de wasabi no shoyu

Essa mistura possui um nome específico no Japão é o wasabi joyu.

Entretanto, isso é visto em muitos lugares do Japão e até mesmo do mundo como um tabu.

É verdade que misturar os próprios pratos, comer arroz e acompanhamentos juntos, é desaprovado em círculos educados. No entanto, há um lugar onde wasabi joyu não é apenas aceito, mas incentivado. Por exemplo, ao comer kaisendon (tigelas de frutos do mar), isso pode ser realizado sem o menor problema.

Especialistas em tigela de frutos do mar, como Don em Osaka e Kotetsu no Mercado Omicho de Ishikawa, aconselham que o wasabi deve ser colocado em um prato pequeno, misturado com molho de soja e, em seguida, derramado sobre a tigela antes de comer.

Mas, essa mistura, para muitas pessoas, é exclusiva para esse prato, não para todos, como para o sushi e sashimi.

Muitas pessoas fazem essa mistura no Japão e a encaram de maneira normal. Assim, se você estiver em um restaurante mais simples no país, pode saborear o sushi da maneira que achar melhor.

Porém, se for em um restaurante muito chique, é melhor se atentar às regras de etiqueta para não se sentir constrangido com os olhares das pessoas ao redor. Afinal de contas, para muitos japoneses fazer essa mistura pode ser considerado até mesmo como um ataque à cultura deles.


Leia também


O que os chefes pensam sobre a mistura de wasabi no shoyu?

O Sushi Sasaya Korin, um restaurante de sushi no distrito de Pontocho em Kyoto, é um desses estabelecimentos que acredita que o wasabi não deve ser misturado com molho de soja, e o Itamae Sushi Edo, no sofisticado Bairro Minato de Tóquio, também tem a mesma opinião.

A razão pela qual a prática é desencorajada é porque se diz que dissolver o wasabi no molho de soja não apenas mancha o molho de soja, mas também diminui o sabor picante e o aroma do wasabi.

De acordo com o Sushi Sasaya Korin, wasabi joyu é uma violação da etiqueta não apenas quando se trata de sushi, mas de toda a comida japonesa em geral, já que os dois devem sempre ser apreciados separadamente.

O Itamae Sushi Edo acredita que o wasabi deve ser aplicado diretamente no próprio peixe, principalmente no caso de peixes gordurosos como chuutoro (atum gorduroso médio) e ootoro (atum rosado), pois o wasabi ajuda a neutralizar a gordura, o que torna o sabor uniforme Mais delicioso.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link