Como os japoneses são fit a vida toda sem nunca pisar em uma academia?

Muitas vezes, durante o dia, somos bombardeados com informações sobre como um estilo de vida fit pode ser mais saudável. Antes de mais nada, vale ressaltar que estamos compreendendo aqui como ser fit como alguém que está em forma, ou seja, dentro do peso ideal e com índices de saúde bons.

Assim, um estilo de vida fitness é algo que também é o sonho de muitas pessoas. Assim, muitas vezes que pensamos no Japão, pensamos que os japoneses são todos magros. Apesar das exceções, muitos dos japoneses realmente são magros e com bons índices de saúde.

O Japão é um país que é líder em longevidade e tem taxas muito baixas de obesidade – as menores entre as nações desenvolvidas de alta renda, cerca de 4,3%. Entretanto, você pode se surpreender ao descobrir que não há muito de uma cultura de treinos no Japão.

O atletismo não é grande coisa, e muitas pessoas não são membros de uma academia. Dessa maneira, as pessoas raramente usariam sua pausa para o almoço para uma sessão de ginástica, e aqueles que usam provavelmente são vistos como fanáticos por exercícios.

Assim, como os japoneses são fit mesmo sem irem a todo momento para a academia?

De acordo com o site Medium.com, em uma pesquisa recente da Rakuten Insight com 1000 cidadãos japoneses com idades entre 20 e 60 anos, cerca da metade dos entrevistados revelou que mal se exercitava, cerca de uma vez por mês ou nunca. As justificativas eram a falta de tempo ou simplesmente que eles não gostam muito de se exercitar, a maioria das pessoas simplesmente não via os exercícios como parte de seu estilo de vida.

O que os resultados acima mostram não é que o exercício não seja importante para ser saudável, mas que, na abordagem do Japão para se mover, talvez a maioria não o veja como exercício. Os japoneses adultos caminham uma média de 6.500 passos por dia, com adultos do sexo masculino na faixa dos 20 a 50 anos caminhando quase 8.000 passos por dia, em média, e mulheres na faixa dos 20 aos 50 anos, cerca de 7.000 passos.

Assim, a maioria dos cidadãos japoneses vive em cidades onde o transporte público é conveniente, seguro e acessível, e poucas casas têm carros. Como consequência, quando a maioria das pessoas vai trabalhar, elas caminham. Quando as pessoas vão às compras, elas caminham. Quando as pessoas estão saindo para jantar, elas caminham.

É uma atividade adotada todos os dias por todas as gerações: caminhar faz parte da vida diária como respirar.


Leia também:


Os japoneses são fit e se alimentam bem

Além disso, boa parte da alimentação dos japoneses envolve algum tipo de salada e não são comidas com muitos temperos agressivos.

Assim, comer de forma saudável não precisa ser comer apenas saladas, exercícios saudáveis ​​não precisam ser apenas malhar – o estilo de vida que você precisa pode estar apenas em uma caminhada e em uma alimentação balanceada.