Os passaportes de vacina no Japão já estão sendo projetados e devem ser emitidos oficialmente já no final de julho,. Essa é uma medida que pretende fazer com que a circulação de pessoas e o retorno às atividades ocorra da maneira mais segura o possível. Além disso, o país também acompanha uma tendência mundial, já que os passaportes de vacina ja foram aprovados pela Europa, por exemplo.
Assim, o governo japonês também está começando a solicitar para que outros países emitam certificados de viajantes que confirmem oficialmente seu status de vacinação da quarentena. Dessa maneira, um estrangeiro terá também uma comprovação de que entrou no Japão respeitando as medidas de segurança antes de embarcar e depois também as cumpriu no desembarque.
Conheça mais aqui sobre essa medida e como ela deve ser implementada no Japão.
Os passaportes de vacina no Japão
O secretário-chefe do gabinete Katsunobu Kato em uma coletiva de imprensa regular, afirmou que inicialmente esses passaportes devem ser emitidos como um certificado de vacinação. Ou seja, serão em papel. Mas, com o tempo, eles passarão a ser digitais, para que seja mais prático para todos o terem em mãos e minimizar a chance do documento ser esquecido em casa.
Os círculos empresariais no Japão têm pedido a introdução de passaportes de vacinas à medida que as atividades econômicas reabrem, na esperança de reviver as viagens e retomar a economia de vez.
A União Europeia e a Associação de Nações do Sudeste Asiático também estão introduzindo certificados de vacinação para viajantes internacionais de seus estados membros.
Assim, o certificado, a ser emitido pelos municípios usando os registros do governo central, incluirá o nome do titular, data de nascimento, número do passaporte, data da vacinação e o fabricante da vacina em japonês e inglês.
Os candidatos serão solicitados a preencher documentos em locais do governo local até que um formato eletrônico seja desenvolvido. Obviamente que o certificado será emitido gratuitamente.
Leia também:
- Um bar de cheerleaders em Tóquio: veja as medidas tomadas para evitar a contaminação pelo coronavírus;
- Empresa japonesa lança raio ultravioleta que acaba com 99,9% do coronavírus em segundos;
- Aprenda com os samurais a como ter uma vida equilibrada e saudável.
O governo atualizará o sistema de dados de vacinação para registrar informações em japonês e inglês antes do início dos pedidos de certificado, disseram as fontes.
Para viajantes de entrada, o Japão atualmente permite a entrada apenas para nacionais e estrangeiros residentes, bem como estrangeiros com “circunstâncias excepcionais especiais”.
Dessa maneira, eles devem enviar resultados negativos para testes de coronavírus feitos dentro de 72 horas antes da partida do voo e observar um período de quarentena de 14 dias após entrar no Japão.
A implantação da vacinação no Japão foi lançada em fevereiro, começando com profissionais de saúde e expandida para aqueles com 65 anos ou mais a partir de abril. As inoculações para menores de 65 anos começaram recentemente em alguns municípios e por empresas para seus funcionários.
Apesar de aumentar seu ritmo de vacinação, a porcentagem da população do Japão que sofreu inoculação ainda permanece muito menor do que outros países avançados comparáveis.
Fontes: Japan Today, Mainichi.JP.