Regras de etiqueta no Japão para não passar apuros

Ao viajar ou se mudar para um país completamente novo, espera-se que você cometa uma gafe social ou duas. Com o tempo, é fundamental saber qual o comportamento aceitável.

No Japão, como em qualquer outro lugar, existem regras sociais de conduta . A única coisa é que os japoneses tendem a ser um pouco tímidos ao confrontar as pessoas sobre seu comportamento. Em outras palavras, você pode nunca saber que está ofendendo as pessoas, pois é possível que ninguém lhe diga.

Portanto, te apresentamos aqui alguns erros de etiqueta que devem ser evitados quando estiver no Japão.

Regras de etiqueta no Japão para comer ou beber em trens

De modo geral, as pessoas não comem enquanto caminham na rua ou em trens lotados. Não é necessariamente rude, mas pode irritar outras pessoas.

No entanto, nos shinkansen (trens-bala) e nos aviões onde a comida é servida e nessas ocasiões não há problema em comer.

Não falar em voz alta nos trens e nem mesmo na rua

Outra coisa que irrita as pessoas é falar em voz alta em trens e outros transportes públicos. E usar seu telefone em um trem é definitivamente muito rude.

É comum as pessoas descerem na próxima parada para atender uma ligação, em vez de enfrentar a ira coletiva de seus companheiros de viagem.

Os japoneses tendem a ser menos vocais e expressivos quando em público em comparação com alguns de seus colegas ocidentais, então, por favor, mantenha o tom baixo. Sim, estou falando com você, seu estrangeiro barulhento.

Embora isso esteja mudando com a geração mais jovem, os japoneses tendem a ser um pouco conservadores quando se trata de contato físico ou demonstração de afeto em público.


Leia também


Regras de etiqueta no Japão para casais e amigos

Os amigos geralmente não se beijam ou se abraçam nas reuniões, e apertar as mãos não é tão comum. As coisas tendem a relaxar depois de beber e cantar no karaokê com seus amigos e colegas. No entanto, no início, ser discreto é o que importa quando se conhece novas pessoas.

No caso de casais, eles não demonstram afetividade em público.

As regras de etiqueta no Japão para comer com os hashi

Essas são regras básicas que devem ser seguidas quando você for se alimentar no país.

  • Coloque o pauzinho no descanso para pauzinhos quando não estiver comendo.
  • Use seus pauzinhos o máximo possível e evite usar os dedos.
  • Não brinque com seus hashis.
  • Não passe comida de pauzinho em pauzinho (esse gesto lembra um funeral budista tradicional, quando os ossos do falecido são passados ​​entre os pauzinhos cerimoniais dos membros da família).
  • Não enfie seus pauzinhos verticalmente no arroz (novamente, isso lembra as pessoas de queimar incenso para o falecido).

Separe seu lixo adequadamente

Não separar o lixo no Japão é algo que pode causar a ira de seus vizinhos.

No Japão, existem regras muito específicas e rígidas sobre isso. O não cumprimento pode resultar em notas passivo-agressivas deixadas na sua porta, ou seu lixo sendo devolvido à sua porta. Plásticos, lixo incinerável e não incinerável devem ser devidamente separados, inseridos nas latas de lixo certas e jogados fora no dia certo. Normalmente, o prédio de seu apartamento distribui informações sobre como classificar e jogar fora o lixo. É aconselhável ler e lembrar isso para evitar problemas com seus vizinhos.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link