A discriminação contra estrangeiro no Japão existe. Não se pode dizer que todas as pessoas no país são preconceituosas, mas vez ou outra sabemos de notícias em que há algum ato de preconceito.
E, dessa vez, ocorreu discriminação por parte de um órgão que deveria trabalhar pelo bem estar e proteção de todos. Veja aqui maiores informações e como a imagem teve de ser retirada após denúncias de que nela havia mensagens discriminatórias.
A propaganda que continha discriminação contra estrangeiro no Japão
O Governo da Província de Mie retirou uma ilustração de seu site com estatísticas e informações educacionais sobre a prevenção do trabalho ilegal e permanências ilegais de estrangeiros, após receber reclamações de estranhos que promove a discriminação contra estrangeiros.
As estatísticas e o conteúdo educacional, incluindo a ilustração, foram elaborados pela Polícia da Prefeitura de Mie. A ilustração mostrava três estrangeiros que não têm status de residência ou estão falsamente fingindo ter um visto de “cozinheiro” ou para “estudar no exterior” enquanto trabalham como operários de construção ou hospedeiras.
De acordo com a polícia da província, a ilustração estava disponível internamente e era usada para fins de relações públicas.
Quando as postagens críticas à ilustração se espalharam nas redes sociais em 26 de junho, a prefeitura começou a sentir a pressão por ter uma imagem preconceituosa. Muitos comentários foram publicados nas redes sociais e diziam: “[a imagem] é baseada em uma mentalidade discriminatória contra estrangeiros e é terrível” e “sinto que é malicioso” . Por outro lado, algumas pessoas disseram: “é natural porque eles são criminosos” e “Não é discriminação contra estrangeiros”.
Leia também:
- Ensino fundamental para estrangeiros no Japão ainda possui defasagens, revela pesquisa;
- A falta de transparência e comunicação para a entrada de estrangeiros no Japão;
- Discriminação contra estrangeiros no Japão para alugar uma casa.
Assim, um longo debate começou, com comentários que apoiavam o preconceito contra estrangeiros, outros contra e de pessoas que não entendiam a imagem como preconceituosa.
A polícia municipal concluiu: “Usamos uma ilustração fácil de entender presumindo que alguém violou a lei, mas se até mesmo uma pessoa se sentir desconfortável, não era apropriado.” Consequentemente, o governo da província removeu a ilustração em 26 de junho.
Assim, a imagem foi tida como algo que poderia propagar a discriminação contra qualquer estrangeiro. Além disso, uma pessoa pode acabar perdendo o seu visto por ter perdido algum momento para realizar as burocracias necessárias de renovação, ou até mesmo estar esperando por alguma resposta do governo japonês.
Portanto, lançar a suspeita sob todos os estrangeiros, pode ser prejudicial e até mesmo atrapalhar para que eles arranjem empregos.
Kyoko Wada, diretora representante da Iga no Tsutamaru, uma organização sem fins lucrativos da cidade de Iga que apoia residentes estrangeiros, disse: “Emprego ilícito e estadias ilegais são, obviamente, violações legais, mas também há pessoas que ultrapassam o prazo de validade de seus vistos por vários motivos . É difícil entender por que essa ilustração foi usada, já que poderia levar à discriminação ao generalizar a situação com uma imagem que induz ao medo. ”
Fonte: Mainichi.JP.