Japoneses são resilientes e isso é fundamental para o crescimento do país

A resiliência no Japão pode ser considerada como fundamental para a cultura do país. Mas, antes de entrarmos nos detalhes, você sabe o significado da palavra resiliência?

Ela é utilizada na psicologia para descrever a capacidade dos seres humanos de se reerguerem. Assim, mesmo depois de uma derrota ou de um trauma, os seres humanos podem dar a volta por cima aprendendo com os seus erros e se reinventando.

Conheça aqui alguns fatos que provam como os japoneses são resilientes e como essa característica é fundamental para o país conseguir crescer ainda mais.

Resiliência no Japão e os desastres ambientais

Infelizmente, o Japão é um dos países que mais é atingido por desastres ambientais. Geograficamente, a região do país é muito suscetível a terremotos, chuvas, além de ter sido parcialmente arrasado por um tsunami em 2011.

Assim, a resiliência é fundamental para retomar a vida normal. Os japoneses possuem a capacidade tanto de obedecer às ordens sem criar tanto desespero, levando a um maior caos ainda, como também tentam se reconstruir o mais rápido possível.

Dessa maneira, mesmo diante de uma tragédia, as perdas são menores do que em outros lugares do planeta. Assim, por exemplo, um terremoto causa terríveis mortes no país, mas não tanto quanto em outros locais que não estão preparados como o Japão. E isso é fundamental para que a resiliência no país se fortaleça.

Outra característica fundamental é que os japoneses também possuem um certo instinto de auto sacrifício. Por exemplo, quando ocorreu o acidente de Fukushima na usina nuclear, engenheiro mais idosos se ofereceram para limpar a radiação. De acordo com o pensamento deles, estariam mais perto da morte do que engenheiros mais novos, logo, com menor tempo de vida par sentirem os reflexos da exposição à radiação no corpo.


Leia também:


Resiliência no Japão e a guerra

Outro grande exemplo de resiliência no Japão foi como o país conseguiu se reconstruir depois de ser derrotado na II Guerra Mundial, no ano de 1945.

Mesmo tendo sido alvo das bombas de Hiroshima e Nagasaki, o Japão conseguiu crescer em poucas décadas e atualmente está entre os 7 países mais ricos do mundo.

Isso aconteceu, certamente, por conta da determinação do povo japonês em superar tudo o que tinha acontecido. Dessa maneira, investiram na reconstrução das cidades e também se organizaram para que ssa reconstrução fosse a mais eficiente possível.

Além disso, aqueles que estavam nas fbricas tentavam desempenhar o seu trabalho da melhor maneira possível para que a economia também crescesse.

E, já na década de 1970, mesmo passando pela ocupação dos EUA em seu território, o Japão já dava ótimos sinais de crescimento. Portanto, a resiliência foi fundamental para que eles conseguissem lidar com o trauma da guerra e simultaneamente conseguissem encontrar meios para o crescimento do país.