Para ex-governador de Tóquio, cansaço não justifica fazer uma pausa e o trabalho não pode parar

De acordo com um tweet do ex-governador de Tóquio, quando alguém estiver cansado, ele não deve parar de trabalhar e fazer uma pausa. Ao contrário, deve continuar até que tenha concluído sua tarefa. 

Essa declaração ocorreu após governadora de Tóquio, Yukiko Koike, ter tido, recentemente, alta do hospital devido à fadiga. Após um ano complicado em que Tóquio se preparou para a Olimpíada e simultaneamente combateu o coronavírus, a governadora estava exausta. Assim, sua decisão de seguir o conselho médico e descansar por alguns dias é um sinal encorajador de progresso em um país que luta para se livrar de uma cultura tóxica de excesso de trabalho.

Infelizmente, nem todos concordaram. Em uma série de tweets, o ex-governador de Tóquio, Masuzoe Yoichi, reclamou que descansar era “inacreditável” e “impróprio para a política”. Ele também disse que trabalhar do amanhecer ao anoitecer é “parte do trabalho” e “não há tempo para uma pausa”.

Felizmente, muitos japonese não concordaram com o tweet e criticaram duramente  o ex-governador de Tóquio.

O ex-governador de Tóquio e o perigo de sua declaração

Esse tweet foi muito mal visto por muito japoneses já que o país possui uma cultura de trabalhar exaustivamente. E, por conta dela, muitas pessoas acabam morrendo de exaustão.

Masuzoe ainda fez outras declarações terríveis. Ele se gabou de sua determinação após a cirurgia no quadril e fez  comparações  com a  Batalha de Sekigahara, dizendo que “Tokugawa Ieyasu ou Ishida Mitsunari não conseguiram descansar do excesso de trabalho durante a batalha final pelo Japão.”

Ou seja, além de tudo, ele julga que sua pequena cirurgia no quadril o tornou tão importante como os xoguns fundamentais para a construção do país. 

Alguns tweets até mesmo afirmaram que ele só poderia dizer isso porque conseguiu encher os seus bolsos com dinheiro público no lugar de fazer alguma coisa de Tóquio, como vemos a seguir na postagem de @manamin_mat:

“O que ele está dizendo? Ele tem coragem de dizer que tirar uma folga por motivo de doença é desqualificante para um político.

Como ele ousa dizer isso depois de perder seu cargo por encher seu bolso com o dinheiro dos contribuintes. ”


Leia também:


O Japão ainda é um país em que, além da cultura de se trabalhar excessivamente, também há muitas empresas que pagam pouco para seus funcionários. Elas se aproveitam dessa cultura para que os trabalhadores tenham de trabalhar muito para conseguir um salário baixo.

Além disso, elas são locais em que as condições de trabalho são péssimas. Ou seja, tanto a estrutura é ruim, como também os assédios pelos quais um trabalhador terá de sentir.

Assim, esse tipo de tweet do ex-governador também incentiva a existência desse tipo de empresa e que elas continuem a lucrar em cima dos trabalhadores japoneses.

Fonte: Gaijin pot.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link