Por que os japoneses gritam ganbatte quando torcem?

Os japoneses sempre gostam de grita ganbatte quando torcem. Mas, esse pequeno termo não é somente para desejar sorte para alguém, ele diz muito mais sobre a cultura japonesa do que você imagina.

O termo possui é mesmo um dia próprio para ser comemorado, que é o dia 11 de agosto, conhecido como o Dia do Ganbare (ガンバレの日)!

Assim, seja ganbatte ou sua variação ganbare, acompanhado de kudasai ou não, quer dizer muito mais do que desejar sorte, mas é também para a pessoa ser firme, para ela não desistir, para ela persistir. Por conta disso, o termo é muito mais do que desejar uma vitória, mas é para dizer que a pessoa tem que fazer por merecer.

Além disso, o termo não é só usado diante de jogos, mas também para quando há desastres. Assim, uma maneira de desejar que o local se reconstrua com rapidez, é desejar ganbatte. Ou seja, para que os seus habitantes façam de tudo pela reconstrução do lugar o quanto antes.

Conheça mais aqui sobre o termo e como ele é fundamental tanto para animar os seus atletas diante da competição e como também faz parte de tudo o que os japoneses fazem.

 Ganbatte e os Jogos Olímpicos

Ganbare e ganbatte são palavras muito utilizadas no Japão.

Com relação às Olimpíadas, o marco aconteceu no dia 11 de agosto de 1936. Na ocasião, Hideko Maehata conseguiu o feito de conquistar a primeira medalha de ouro por uma mulher nos nos jogos olímpicos.

Mas, além disso, o feito ficou marcado pela locução do radialista Sansei Kasai, da NHK. Como se sabe, os japoneses tentam prezar pela neutralidade em momentos como estes. Isso acontece também por uma questão de educação para eles. Porém, o narrador esqueceu completamente de sua função e começou a repetir efusivamente: “Maehata, ganbare!” (Força, Maehata!).

Com as ondas de rádio entrando por quase todas as casas do Japão, todos acabaram se envolvendo na emoção e começaram a gritar também pela atleta e a torcer por ela.


Leia também:


Ganbatte e o espírito japonês

Ganbatte e ganbare são palavras muito bonitas e de muito significado para todos os japoneses. Por isso, não ache que ela significa uma bronca dizendo para alguém se esforçar mais. Mas, ela indica que você precisa se esforçar e que alguém acredita que será possível de alcançar algo.

É por conta disso que essa palavra tem o seu tom positivo e de alegria. Ela serve para dar energia para as pessoas. Algo como: se esforce, só depende de você para alcançar o seu objetivo, você vai conseguir!

Portanto, ela acaba sendo muito mais do que simplesmente desejar sorte, ou desejar que algo intervenha para você conseguir algo. Ela é o desejo de que pelos seus esforços você alcance algo maior.

Entretanto, hoje em dia há até mesmo uma discussão de se saber os limites de cada pessoa, para não se exigir além do que ela possa.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link