Atentado em Tóquio durante a Olimpíada: 10 pessoas são esfaqueadas em trem

Um atentado em Tóquio provou para o mundo que até mesmo o país mais seguro não consegue deter a violência por inteira.

Um homem armado com faca atacou passageiros em um trem suburbano da Odakyu Electric Railway em Tóquio na sexta-feira à noite, ferindo 10 pessoas, e foi preso no dia seguinte depois que ele fugiu do local, disse a polícia, como noticiou o jornal Japan Today.

O atentado em Tóquio

Yusuke Tsushima, 36 anos, foi acusado de tentativa de assassinato por supostamente esfaquear uma mulher de 20 anos com uma faca. A mulher ficou gravemente ferida com várias facadas nas costas e no peito.

Tsushima admitiu o ataque, dizendo à polícia: “Eu tenho desejado matar uma mulher feliz nos últimos seis anos. Qualquer um estaria bem.”

O Departamento de Polícia Metropolitana também o citou dizendo: “Eu pensei que poderia matar um grande número de pessoas, pois não há espaço para fugir em um trem”. No momento do incidente, cerca de 400 passageiros estavam no trem.

O suspeito, um morador de Kawasaki, província de Kanagawa, espalhou óleo de cozinha no chão do compartimento com a intenção de iniciar um incêndio, mas o incêndio não eclodiu, disseram fontes de investigação.

A polícia disse inicialmente que uma mulher e oito homens ficaram feridos no ataque ao trem, mas depois disse que um total de 10 passageiros, incluindo outras quatro mulheres e cinco homens no trem com destino a Shinjuku, ficaram feridos.

No início da sexta-feira, Tsushima era suspeito de furto em um supermercado em Shinjuku, em Tóquio, e um membro da equipe da loja havia informado a polícia.

Tsushima contou à polícia sobre sua intenção de matar o funcionário, dizendo: “Eu tinha pensado em voltar à loja para matar o funcionário, mas estava fechada, pensei em matar pessoas no trem”.

A polícia confiscou um isqueiro, um contêiner que se acredita ter sido usado para transportar o óleo, uma faca de chef de 20 centímetros de comprimento no trem e um telefone celular encontrado do lado de fora do trem.


Leia também:


A captura do responsável pelo atentado em Tóquio

Após o ataque, que ocorreu por volta das 20h30 no trem de 10 vagões que funcionava na Ala Setagaya, em Tóquio, Tsushima fugiu depois que o motorista o interrompeu depois de ouvir vozes altas dos vagões de trem. O suspeito foi detido pela polícia mais tarde naquela noite em uma loja de conveniência na vizinha Suginami Ward, de acordo com as fontes investigativas.

Um trabalhador da loja de conveniência ligou para a polícia depois que o homem disse: “Eu sou o suspeito no incidente relatado pela mídia. Estou cansado de fugir”, disseram as fontes.

Depois que o suspeito deixou o local, a tripulação do trem levou os passageiros pelos trilhos até uma estação próxima.

“Havia muitas pessoas com sangue nas roupas fugindo em pânico”, disse um estudante universitário de 19 anos que testemunhou o incidente.

O incidente levou Odakyu a suspender temporariamente as operações de trem entre a Estação Shinjuku, em Tóquio, e a Estação Mukogaoka-yuen, em Kawasaki, Prefeitura de Kanagawa.

Com os Jogos Olímpicos de Tóquio em andamento, o Ministério dos Transportes solicitou a todas as empresas ferroviárias que garantam a segurança, verificando minuciosamente suas atividades de vigilância com a equipe de segurança e câmeras.

Fonte: Japan today.