A expectativa de vida no Japão atingiu recordes históricos para mulheres e homens em 2020, de 87,74 e 81,64 anos, respectivamente, conforme tabela básica divulgada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência em 30 de julho.
Mesmo diante da pandemia, os japoneses estão vivendo mais. Veja aqui mais sobre esse índice.
A expectativa de vida no Japão e o seu aumento
Os números indicam que, em comparação com 2019, a esperança média de vida das mulheres no Japão aumentou 0,30 anos e a dos homens 0,22 anos, ambos os números a registarem crescimento pelo nono ano consecutivo.
A região administrativa especial de Hong Kong está no topo da lista de expectativa de vida para países e regiões ao redor do mundo, com 88,14 anos para mulheres e 82,71 anos para homens em 2020. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) exclui Hong Kong e outros regiões em suas estatísticas e, portanto, o ministério da saúde japonês não incluiu Hong Kong em seu último estudo. Dessa maneira, como resultado, mulheres e homens japoneses conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no mundo por 36 anos consecutivos desde 1985, de acordo com o ministério.
Leia também:
- Por que os idosos no Japão estão cometendo mais crimes?;
- Poema japonês da morte: conheça o Jisei e sua história;
- Para ex-governador de Tóquio, cansaço não justifica fazer uma pausa e o trabalho não pode parar.
A Coreia do Sul ficou em segundo lugar, atrás do Japão, em termos de média de vida das mulheres, com 86,3 anos, seguida por Cingapura, com 86,1 anos. Quanto aos homens, a Suíça alcançou o primeiro lugar com 81,9 anos, enquanto Cingapura ficou com o terceiro lugar com 81,5 anos.
A expectativa média de vida é uma estimativa numérica de quanto tempo uma pessoa nascida em um determinado ano viverá em média, partindo do pressuposto de que a situação de letalidade não mudará nas próximas décadas.
“Embora o coronavírus tenha se tornado um fator contribuinte na redução da expectativa média de vida, a taxa de mortalidade por pneumonia e câncer melhorou, resultando em um aumento na expectativa de vida média”, disse um funcionário do ministério da saúde responsável pelas estatísticas em uma análise do a situação.
A expectativa de vida média do Japão tem aumentado continuamente desde o final da Segunda Guerra Mundial. Chegou aos 80 anos pela primeira vez em 1984 para as mulheres e em 2013 para os homens.
Assim, não é de se espantar que muitos idosos consigam atingir a incrível marca dos 100 anos de idade! Esperamos que o mundo possa conhecer como o Japão consegue sempre aumentar a estimativa de vida.
A expectativa de vida no Japão comparada com a do Brasil
Enquanto isso, no Brasil a expectativa de vida também vem aumentando. Entretanto, os últimos dados do IBGE não estão tão atualizados em relação ao do Japão.
A última pesquisa foi divulgada em novembro de 2020.
Naquele momento, a constatação foi de que expectativa de vida dos homens passou de 72,8 anos (2018) para 73,1 anos em 2019. Já no caso das mulheres foi de 79,9 anos para 80,1 anos. Assim, os brasileiros homens possuem uma expectativa de vida 5,84 anos a menos do que os japoneses. E as mulheres 7,64 anos.